fbpx

Rotina para acompanhar os cursos interativos do aluno

Olá,

Há alguns meses atrás escrevi um artigo, mencionando a importância da criação de uma Rotina em sua escola de cursos profissionalizantes. Se você perdeu essa leitura, relembre a postagem clicando neste link.

Lembre-se que: sua escola profissionalizante precisa ter harmonia entre os seus setores, isto é, ter uma sala de aula muito eficiente, um atendimento de secretaria de alta qualidade e uma gestão administrativa que acompanhe esses setores.

Hoje o assunto será sobre o acompanhamento de cursos individuais.

Muitas escolas oferecem cursos individuais, e dessa maneira, você pode utilizar o sistema de cursos da CGD para preparar os seus alunos. Você aprenderá como realizar o correto acompanhamento desses alunos.

Andamento do curso do aluno

Você possui o seu laboratório de cursos, com os computadores, tudo pronto para receber os alunos.

Os cursos já estão corretamente instalados, os programas necessários já foram configurados.

Então você prepara o seu instrutor (ou até mais de um, dependendo do tamanho do Lab.)

É o momento de receber o seu aluno, então lembre-se:

  • O aluno espera por uma super atenção por parte da escola
  • Cumprimente o seu aluno: bom dia!, boa tarde!, boa noite!
  • Ensine o seu aluno, tenha prazer em apresentar as instalações da escola
  • Apresente o aluno ao instrutor, quebre o gelo do aluno neste momento
  • Se o aluno ainda é recente na escola, volte a explicar o funcionamento do Método CGD, explique as características do programa, mantenha-se disponível o tempo todo

O Método CGD é uma ótima ferramenta para o aprendizado do aluno, porém o papel do instrutor continua sendo importantíssimo. É o instrutor que irá facilitar o aprendizado do aluno, orientando, ensinando e opinando sobre o curso em sala de aula.

Se meu aluno está com dificuldades:

  • Não permita que ele fique muito tempo tentando encontrar uma solução sozinho
  • Se você viu que o aluno cometeu um erro, seja dedicado, oriente o seu aluno
  • Nunca dê as costas para o seu aluno
  • feedbacks para o seu aluno; as pessoas gostam de saber quando estão fazendo as coisas certas
  • Sempre tente melhorar os exemplos que o aluno montou durante o curso, isto é, faça sugestões, comentários, deixe a sua opinião
  • Motive o aluno: sempre. Em todas as aulas!

 

Corrigir os exercícios práticos

O sistema de ensino da CGD vai guiar o seu aluno através de um aprendizado na prática, durante todas as suas aulas.

Como o curso trabalha no formato individual, cada aluno poderá aprender matérias diferentes a cada aula, e com isso o instrutor irá auxiliar o aluno conforme as dúvidas forem surgindo.

Ao final de cada lição, será apresentado o “Exercício prático” referente a aquela lição.

Neste momento, o sistema será paralisado e a seguinte tela será exibida.

Neste momento o aluno deverá chamar o seu instrutor e avisar que terminou o exercício proposto.

Abaixo vou colocar duas situações:

O que NÃO fazer:

  • Dizer ao aluno: “ah que legal você concluiu”
  • Clicar sobre a nota “Ótimo”
  • Digitar a senha do instrutor
  • E novamente dizer ao aluno: “Pode continuar.”

> Não siga nenhum dos passos acima, nunca.


O que DEVE ser feito:

  • Oi [nome do aluno], que bom que você conclui o exercício
  • Você pode abrir a pasta onde você salvou os seus arquivos? Precisamos verificar como ele ficou!
  • Abrir o projeto que o aluno desenvolveu
  • Consultar o gabarito da CGD e ver se o exercício está correto
  • Comentar os pontos positivos, sempre por primeiro
  • Se houve algum ponto negativo, explicar ao aluno para que ele tente melhorar
  • Adicione informações, crie debates com o aluno, tente verificar com ele se entendeu o que foi proposto
  • Pergunte o que ele está achando do curso até aquele momento

> Dessa forma, o instrutor estará motivado com nossos assuntos

> Além disso, o seu aluno irá sentir-se protegido, percebendo que a Escola está fazendo a parte dela no ensino

 

Também temos exercícios teóricos (quiz e apostilas)

Logo após a conclusão dos exercícios práticos, o sistema CGD irá apresentar os exercícios teóricos, que são chamados de Quiz.

O quiz irá trazer de 3 até 5 perguntas sobre o que o aluno aprendeu naquela lição.

Neste momento, deixe o aluno à vontade para que ele preencha o quiz, sem sentir-se pressionado.

Caso a nota do aluno seja insuficiente, o instrutor precisará conversar com o aluno e explicar o ocorrido.

Para os cursos “Administrativos”, como: Administração, Contabilidade, Operador de Caixa, etc. O aluno será convidado a desenvolver exercícios escritos em sua Apostila do Aluno.

Nós temos todos os gabaritos para a correção desses exercícios da apostila.

 

Alunos com faltas seguidas

Outra rotina de extrema importância: demonstrar ao aluno que a escola se importa muito com ele, e entrar em contato quando houverem faltas.

Você consegue listar os alunos faltantes no seguinte local:

  • Menu Relatórios
  • Categoria: Operacionais
  • Clique sobre “Faltas sucessivas”
  • Ajuste a quantidade de faltas sucessivas
  • Por exemplo, para listar alunos que estão com duas faltas sucessivas
  • Escolha entre “Alunos individuais” ou “Turmas”
  • Em seguida, realize a consulta
  • Se você ligar ainda no mesmo dia ou no dia seguinte, o seu aluno ficará mais contente ainda em receber a sua atenção

 

Os alunos estão dentro do tempo previsto?

Você pode utilizar um relatório do sistema de gestão para exibir a Carga Horária já utilizada pelo aluno, em um determinado curso.

Por exemplo: desejo ter um panorama de todos os alunos que estão fazendo o curso de Excel neste momento:

  1. Acesse o relatório (Relatórios, Operacionais, “Carga horária utilizada Por Curso”)
  2. Escolha o curso de Excel em “somente curso”
  3. Ative a opção “Mostrar em andamento”
  4. Exemplo do relatório

Além de visualizar os alunos que estão há mais tempo com os cursos em andamento, você também tem a opção de consultar cursos que já foram concluídos.

Esse relatório é muito útil para você identificar alunos que estão com problemas de velocidade e poderá chamá-lo para uma conversa para identificar como a escola pode ajudá-lo.

 

Conclusão

Caso você deseje compartilhar sua experiência, vou procurar adicionar essa experiência nos próximos posts, para que todos os licenciados possam aproveitar.

Utilize o campo de comentários que está mais abaixo.

Um grande abraço e até a próxima!