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Rotina faz a excelência

Fábio Reche 6

Olá,

Nesta semana gostaria de comentar sobre a importância da criação de uma Rotina em sua escola.

Ter rotinas bem definidas nos ajudam a manter a escola sadia.

Uma escola profissionalizante precisa ter harmonia entre os seus setores, isto é, ter uma sala de aula muito eficiente, um atendimento de secretaria de alta qualidade e uma gestão administrativa que acompanhe esses setores.

Para isso, é indispensável que sua escola possua Rotinas Semanais bem definidas, e que essa rotina seja cumprida pelos colaboradores.

Controlar parcelas em atraso

O assunto inadimplência faz parte de qualquer tipo de negócio, e dessa forma, é algo que você deve incluir nessa rotina semanal.

É de extrema importância conhecer seu percentual de inadimplência e criar ações para que você possa diminuir esses valores.

Através de uma rotina semanal, vai conseguir identificar rapidamente se houve aumento ou redução nos valores em atraso, irá identificar com quais alunos você já realizou um acordo ou anotou uma previsão de recebimento.

No sistema SCA, você pode realizar o acompanhamento, através das seguintes telas:

Método 1:

  • Menu Financeiro >> Módulo Financeiro
  • Clique sobre a aba “Inadimplência”
  • Você pode configurar por exemplo, para listar alunos que estão com 15 dias em atraso
  • Em seguida, realize a consulta

Método 2:

  • Menu Relatórios
  • Categoria: Cobranças
  • Clique sobre “Parcelas em atraso”
  • Dentro dessa tela, existe dois modelos de relatório, agrupando por aluno ou por quantidade de parcelas em atraso

Alunos que passaram do prazo

Quando sua escola oferece cursos interativos individuais, você permite que o aluno tenha o seu próprio ritmo de aprendizado. Dessa forma, mesmo com o aluno determinando a sua velocidade, é importante que sua escola fique de olho no desempenho do aluno, para que ele não fique muito lento no seu processo de aprendizado.

Para isso, é importante ficar atento ao Prazo de contrato, isto é, aquela data em que foi acordado entre a Escola e o Aluno, que será o seu prazo final para terminar os cursos.

Caso o aluno não consiga concluir até a data final, você pode combinar com ele a geração de uma nova mensalidade, que dará direito a mais de um mês de curso, ou ainda, pensar em alguma estratégia para acelerar o curso do aluno.

Método 1:

  • Menu Relatórios
  • Categoria: Operacionais
  • Clique sobre “Prazos finais”
  • Ajuste a quantidade de dias que deseja consulta
  • Por exemplo, para listar alunos que restam 20 dias para a conclusão do curso
  • Em seguida, realize a consulta

Alunos com faltas seguidas

Outra rotina de extrema importância: demonstrar ao aluno que a escola se importa muito com ele, e entrar em contato quando houverem faltas seguidas.

Você consegue listar os alunos faltantes no seguinte local:

  • Menu Relatórios
  • Categoria: Operacionais
  • Clique sobre “Faltas sucessivas”
  • Ajuste a quantidade de faltas sucessivas
  • Por exemplo, para listar alunos que estão com duas faltas sucessivas
  • Escolha entre “Alunos individuais” ou “Turmas”
  • Em seguida, realize a consulta

Alunos que nunca frequentaram

Sempre importante verificar essa rotina, para identificar possíveis matrículas que foram efetuadas, porém os alunos nunca frequentaram a escola.

Você consegue listar os alunos no seguinte local:

  • Menu Relatórios
  • Categoria: Operacionais
  • Clique sobre “Alunos que nunca estiveram presentes”
  • Escolha entre “Alunos individuais” ou “Turmas”
  • Em seguida, realize a consulta

Conclusão

Caso você deseje compartilhar sua experiência, vou procurar adicionar essa experiência nos próximos posts, para que todos os licenciados possam aproveitar.

Utilize o campo de comentários que está mais abaixo.

Um grande abraço e até a próxima!

  1. joao henrique joao henrique

    Dicas muito boas.. Continuem Assim..

  2. Nossa, que maravilha está sendo acompanhar estas dicas.
    É legal porque sabemos que tem que ser assim, porém muitas vezes relaxamos e esquecemos.
    Tais dicas, são lembretes importantíssimos. Parabéns.
    Aqui, quando o aluno é matriculado, entregamos uma cartilha com os direitos e obrigações do aluno, posso disponibilizar para que se for o caso aperfeiçoem (estou a disposição), e coloquem a disposição dos licenciados.
    Neste caso de faltas nosso aluno tem uma semana para repor a falta em qualquer horário que tivermos disponível. Nossa obrigação, é entrar em contato com o aluno no dia seguinte a falta (sim ligamos para todos os faltantes – quando menor de idade falamos preferencialmente com o responsável)no dia seguinte e sugerimos a reposição). Isto fizemos sempre, e temos muitas situações em que os alunos antecipadamente já marcam a reposição.
    É uma forma de estar próximo do aluno e do responsável.

    Também, uma dica nos casos de MAKRO, onde no dia da matrícula é uma muvuca, sugerimos que no primeiro dia de aula os matriculados menores de idade, venham acompanhados do responsável, onde juntamos todos os novos no horário matriculado e explicamos a cartilha acima sugerida, detalhando os direitos e obrigações.

    Att.
    Chico

    • admin admin

      Olá Chico,

      Através do compartilhamento de sua opinião, a gente consegue enriquecer ainda mais as postagens com as dicas.

      Obrigado pela colaboração 🙂

      Equipe CGD

  3. Realmente prático, dicas e incentivos que favorece nosso dia a dia, com certeza um desempenho de qualidade em nosso setor administrativo. Obrigada pelo apoio.

  4. Aldemi Aldemi

    Essa dicas são essenciais pra despertar muitos que estão na zona de conforto. Nos ajuda muito!

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