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Marketing Educacional: como utilizá-lo para trazer mais alunos à sua escola?

Wellinghton Camargo 0

Olá,

Em um cenário cheio de desafios como o educacional, os gestores e diretores de colégios, faculdades e instituições de ensino precisam utilizar estratégias para conseguir novos estudantes, e o marketing educacional pode ser muito útil neste processo.

Toda instituição deseja aumentar o número de matrículas de forma expressiva. Para conseguir este feito é muito importante pensar em um bom planejamento de marketing para chamar a atenção. 

O marketing tradicional é uma estratégia de alto custo e muito vantajosa. Contudo, pode não ser tão personalizada e efetiva quanto estratégias mais específicas voltadas para a área e necessidade de atuação.

Nesse contexto, utilizar a tecnologia a seu favor é uma forma de conseguir bons resultados e ainda ter a oportunidade de analisá-los.

O que é marketing educacional e como ele pode ajudar as instituições de ensino?

O Marketing educacional consiste em um conjunto de estratégias que as escolas, faculdades e espaços especializados em ensino podem implementar para ter destaque diante dos concorrentes.

Para isso, campanhas são criadas visando chamar a atenção dos estudantes e dos seus responsáveis para conhecer mais o trabalho da instituição.

Esta estratégia de marketing tem um papel muito importante no ambiente educacional, graças às mudanças que acontecem diariamente e exigem que as escolas ofereçam os melhores recursos para os alunos se prepararem para o futuro, bem como para o desenvolvimento da instituição.

Ao colocar as estratégias de marketing em prática, os diretores e gestores conseguem ter uma boa comunicação com os alunos e os pais, transmitem os valores da escola, além de conquistarem um bom posicionamento perante a comunidade escolar.

Assim, um papel importante que o marketing educacional exerce é o de ajudar na captação e retenção dos estudantes.

Há vários benefícios que as estratégias de marketing educacional podem agregar. Confira os principais nos tópicos a seguir. São eles:

Boa comunicação com o público

Utilizar os recursos digitais corretos pode ajudar a se comunicar com o público-alvo que os diretores desejam para a escola, sejam os alunos ou os responsáveis.

O Marketing de Conteúdo pode ser muito útil neste processo. Isso porque as pessoas costumam utilizar o Google para suas pesquisas.

Assim, caprichar na elaboração dos conteúdos, posts do blog e nas redes sociais são formas de chamar a atenção do público-alvo.

Os profissionais do marketing podem criar conteúdos com diferentes formatos, como artigos, posts com textos nos blogs e redes sociais, vídeos institucionais, e-books, entre outros.

Um ponto positivo da estratégia de marketing de conteúdo é a possibilidade de segmentar o público, ou seja, se comunicar diretamente com quem tem interesse no seu produto ou serviço, neste caso o interesse é em se matricular na instituição.

Posicionamento de mercado

Com um segmento muito concorrido, é muito importante que a escola, faculdade ou instituição de ensino tenha um posicionamento bem definido, pois este detalhe pode pesar na tomada de decisão dos clientes.

Mostrar as causas e valores que o empreendimento defende é uma maneira de ganhar relevância, tanto no offline quanto nos meios digitais, gerando uma imagem positiva para o público-alvo.

O posicionamento por parte da escola aumenta o respeito, lucros e alcance, condições que os gestores desejam para a instituição.

Maior captação de alunos

Utilizando técnicas de SEO (Search Engine Optimization), os profissionais podem pensar em combinações de palavras-chave de forma estratégica para aumentar o número de matrículas.

As palavras e links patrocinados potencializam as chances do público encontrar os seus conteúdos e assim se interessarem pela escola.

As redes sociais melhoram o engajamento e taxa de conversão, além de oferecerem a possibilidade de criar anúncios pagos personalizados com as ferramentas Ads, como Facebook Ads, Twitter Ads, Instagram Ads, Google Ads, entre outras plataformas.

O uso de mídia paga é uma maneira de aumentar a visibilidade da instituição, deixando em evidência os serviços que a escola oferece, despertando a curiosidade do público. 

Alguns dos ganhos dos anúncios pagos são:

  • Aumenta o tráfego;
  • Movimenta as redes sociais;
  • Proporciona reconhecimento de marca;
  • Traz bons resultados com custo baixo;
  • Possibilita a segmentação do público-alvo;
  • Flexibiliza os investimentos;
  • Traz ótima mensuração de resultados.

Com muitos ganhos positivos, utilizar esta estratégia de marketing é o modo de conseguir um bom desempenho e aumentar o sucesso da escola.

Outra estratégia que pode render resultados promissores é o uso do Inbound Marketing, de forma contínua e adequada. Basicamente, a estratégia permite aliar uma série de técnicas para atrair, converter, vender e fidelizar os clientes. 

Com base nos conteúdos visualizados, as pessoas passam a procurar a instituição para conhecer mais sobre o trabalho por vontade própria, fechando negócio posteriormente, visto que criaram mais confiança na instituição.

Deste modo, o marketing educacional é uma ótima estratégia para que os gestores das escolas possam divulgar o trabalho, conquistando o público-alvo conforme o planejamento, gerando lucros para a instituição, além de promover a educação, algo tão importante para a sociedade.

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