fbpx

Decida baseado em informações reais e tire sua escola do “achismo”

Olá,

Achismo: substantivo masculino
B joc. teorização fundada no subjetivismo do ‘eu acho que’ (aplicável a qualquer campo teórico); achadismo.

Hoje vamos falar sobre um comportamento que os administradores têm que evitar ao máximo, é o achismo!

Para obtermos sucesso, nossas decisões tem que ser baseadas em fatos e números reais, pois só assim conseguiremos entregar com eficiência o que o mercado espera de nós.

No âmbito das escolas profissionalizantes temos vários indicadores que devemos nos atentar, identificando realmente o que ocorre, sem achismos, para que possamos melhorar sempre e tomar decisões certas. Seguem exemplos de algumas situações:

Pergunta: Como os clientes encontram sua empresa?

Resposta do “achismo”: Acho que a maioria deles passa aqui pela fachada, ou também pode ser que seja fruto da panfletagem que fizemos, se bem que o trabalho de visita nas escolas pode ter dado algum resultado.

Solução contra o “achismo”: Deixe um pequeno relatório na recepção da escola, mesmo que seja uma folha simples, mas anote como cada cliente chegou até sua empresa, só assim você saberá dar foco na divulgação que está dando resultado e como os clientes estão encontrando a sua empresa.

Pergunta: Seu professor entrega qualidade ao aluno?

Resposta do “achismo”: Acho que sim, se bem que faz algum tempo que nem vejo meu professor, estou tão atarefado que nem consigo conversar com ele, mas acho que os alunos gostam, pois conversam bastante com ele, então acho que ele é agradável e bom professor.

Solução contra o “achismo”: Procure acompanhar seu professor, é ele quem cuida dos alunos e pode ser o diferencial entre mantê-los e perdê-los. Veja o que ele precisa, ouça suas opiniões sobre a sala de aula e também sobre os processos adotados e não deixe de fazer pesquisas relâmpago, bem simples, onde você pode pedir para o aluno dar uma nota ao seu professor e escrever comentários. Isso irá te ajudar muito no entendimento do que está ocorrendo com o coração da sua escola: a sala de aula.

Pergunta: Sua empresa está no azul ou no vermelho?

Resposta do “achismo”: Acho que estou no prejuízo, pois não sobra dinheiro, mesmo tendo um número razoável de alunos.

Solução contra o “achismo”: Mantenha o seu sistema administrativo (SCA) atualizado, pois ele fornece todos os dados para que o levantamento de sua empresa seja preciso, além de dar as condições para o correto gerenciamento dos alunos. Nunca misture suas contas pessoais com as da empresa, muitos empresários quebram empresas fazendo retiradas pessoais constantes do caixa, sem critério, fazendo com que não enxerguem o real motivo do problema de caixa.

Defina um valor para seu pró-labore, dentro das condições da empresa, só assim você permitirá que ela tenha caixa para fazer os investimentos necessários, proporcionando crescimento e consequentemente aumento no seu pró-labore, não inverta esse processo!

Essas são algumas das inúmeras situações onde você pode gerenciar na base do achismo ou se planejar e identificar os processos e números reais de sua empresa.

É como em uma viagem de carro, se quero sair de São Paulo e ir ao Rio de Janeiro sem saber o caminho, mas não me programo para identificar onde devo curvar a esquerda, a direita ou seguir em frente e nem mesmo utilizo um GPS, apostando no achismo, “acho que é por aqui” ou “acho que por ali”, fatalmente corro o risco de não chegar ao local desejado.

Com o sucesso também funciona assim, se sou desleixado, não planejo minhas ações e não me preocupo em identificar o que está acontecendo com os setores e processos de minha empresa, deixando as coisas ao sabor do vento, do achismo, é muito provável que o resultado também não seja o desejado e fico lamentando, dizendo que não tenho sorte!

O processo de identificar e melhorar não acaba nunca dentro de uma empresa, não  podemos é ignorar, se omitir ou até mesmo se acomodar com a situação, devemos sempre estar preparados para avaliar as condições e enfrentar o que seja necessário para poder seguir em frente.

No mercado atual, seja em qualquer área de atuação da empresa, não há espaço para achismos, a administração moderna requer um acompanhamento constante e detalhado do negócio. Sabemos que dá trabalho e que qualquer processo para funcionar necessita de aplicação por parte da equipe e da empresa como um todo, bem como o posterior levantamento dos números e estatísticas, mas só assim conseguiremos atingir nossos objetivos e conseguiremos isso através de dedicação, envolvimento e muito trabalho.

Uma ótima semana a todos,

Sempre em frente!