fbpx

Como capacitar melhor seus instrutores interativos?

Olá,

Capacitar melhor seus instrutores interativos, é essencial para melhorar a experiência de seus alunos. Afinal, é o instrutor que fará o contato com o aluno, esclarecendo dúvidas e passando boas orientações em relação ao método de aprendizado.

Quando o aluno tem dificuldades ele precisa sentir segurança no instrutor para que sua dúvida seja esclarecida e ele possa ter convicção de que está aprendendo da forma correta.

Para tal, a escola precisa capacitar o instrutor em relação a todos os cursos que ele será responsável por esclarecer as dúvidas dos alunos.

Bem como, é dever da escola garantir que o profissional tenha todo o suporte necessário para dar o seu melhor para os alunos. Diante da necessidade exposta, elencamos algumas dicas para capacitar melhor seus instrutores interativos!

Dicas para capacitar seus instrutores interativos

É essencial oferecer treinamento de qualidade para os instrutores interativos, portanto, invista em alguns passos que listaremos a seguir.

1.      Oriente o professor a conhecer intimamente o curso interativo

Quando um professor será o instrutor responsável por uma turma interativa, o primeiro dever do profissional é conhecer detalhadamente todo o material que o aluno terá acesso.

De modo que, o professor possa entender as possíveis dúvidas e possa dominar o conhecimento sobre o formato do curso. Isso irá ajudar o profissional a demonstrar seus conhecimentos para o aluno, garantindo que o aluno tenha segurança ao se comunicar com o professor.

Se o professor demonstra não conhecer o material, é natural que o aluno fique em dúvida sobre a real capacidade desse instrutor.

Fazendo com que o aluno queira pesquisar mais e se sinta desafiado a entender profundamente o conteúdo por conta própria. Isso é ruim para todos, especialmente para a reputação da escola.

2.      Aprofunde a parte técnica

Muitos professores são ótimos nas disciplinas que ministram, mas não sabem usar os equipamentos necessários para o cotidiano de aula.

Não saber usar um projetor, não dominar a parte tecnológica que o aluno precisa ter acesso para viver a experiência interativa são aspectos ruins.

Fazendo com que o aluno tenha a sensação de que o professor não tem conhecimento suficiente ou que não está bem preparado para o processo.

O ideal é sempre evitar esse tipo de imagem que o aluno constrói do professor. Portanto, vale a pena trabalhar a parte técnica do dia a dia, fazendo com que o instrutor se familiarize com o ambiente de ensino antes de assumir uma turma naquele ambiente.

3.      Treinamento para o método interativo

A maior parte dos professores disponíveis para assumir turmas não foram ensinados no método interativo. Portanto, são bons profissionais, que não usufruem da capacitação interativa para que possam transmitir esse conhecimento aos alunos.

O que faz com que seja necessário capacitar o professor no modelo que ele irá implementar em sala de aula. Portanto, é preciso treinar sua equipe antes que esses profissionais tenham contato com os alunos.

Para auxilia no processo, a CGD oferece treinamento para que os professores tenham o máximo de conhecimento em relação ao método interativo. De modo que, possam se tornar instrutores interativos.

Justamente para que sua escola tenha uma equipe que garante o diferencial de seus cursos para os alunos. Proporcionando para eles a melhor experiência que o método interativo pode oferecer.

4.      Faça treinamentos periódicos

Não basta apenas oferecer o treinamento para os instrutores interativos quando eles são contratados pela escola.

É preciso seguir acompanhando o desempenho dos profissionais e sempre orientar para ter o máximo de rendimento da equipe.

Uma vez que, o treinamento e atualizações constantes auxiliam seus profissionais a se diferenciarem no mercado. Possibilitando que os alunos tenham o máximo de acesso às informações necessárias, tenham professores motivados e capacitados.

Esse conjunto de aspectos atua favorecendo a escola por beneficiar os alunos diretamente. Proporcionando uma boa imagem dos cursos e uma excelente reputação da escola profissionalizante no mercado.

Afinal, alunos felizes com seus cursos tendem a comentar com os amigos e pessoas próximas, possibilitando ótimos resultados para a escola.

Capacitar instrutores interativos é a melhor saída

Muitas escolas sofrem com dificuldades de contratar bons instrutores interativos. No entanto, essa dificuldade pode ser vencida procurando no mercado bons profissionais. De modo que, esses professores possam atuar da forma que a escola preza.

Oferecer uma capacitação completa é um investimento necessário e que, muito frequentemente é negligenciado pelas escolas.

Uma vez que, os profissionais acreditam que instrutores precisam estar prontos para assumir turmas pertinentes à especialidade do professor. No entanto, o método interativo é evidentemente diferente do método que os professores estão habituados.

Portanto, a capacitação é a melhor alternativa para que o profissional seja orientado, possa oferecer a melhor performance em sala de aula e consiga proporcionar o aprendizado que os alunos necessitam.

Encontrando profissionais que são comprometidos com o ensino, que amam o que fazem e que são preparados no conteúdo necessário, é interessante capacitar.

De modo que, o profissional possa entender o método interativo, aprender em relação à expectativa que a escola tem para com o professor e diante disso, os alunos são os principais beneficiados.

Afinal, não adianta comprar um curso interativo, se disponibilizar a fazer e na hora que precisar esclarecer dúvidas o professor não conseguir explicar dentro da metodologia esperada.

A capacitação é sempre a melhor alternativa para os profissionais de sua escola profissionalizante oferecerem aos alunos, a melhor oportunidade de aprendizado. O que faz com que o investimento de tempo em capacitação seja valioso.