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Valorize sua escola e seus cursos interativos

Olá,

Como gestores, nós temos dois caminhos para posicionar o nosso negócio junto a percepção do consumidor:

  1. alta quantidade de serviço com um ticket médio baixo
  2. baixa quantidade de serviço com um ticket médio mais alto

As escolas profissionalizantes vivem esse dilema, isto é, trabalho com mensalidades mais altas e entrego um curso de melhor qualidade ao meu aluno ou trabalho com valores mais atrativos mesmo colocando em risco a qualidade?

Muitas vezes a resposta requer um exercício de conhecimento interno, para saber como o gestor vê seu negócio a médio e longo prazo, pois se trabalho mensalidades maiores e com isso entrego uma alta qualidade, com certeza minhas rematrículas, indicações e a percepção do cliente sobre minha empresa será maior.

Roda do Sucesso

Sabemos que o apelo por preço baixo é grande, mas para romper com essa prática tão comum nas escolas temos que entregar uma experiência ao aluno ao invés de preço. Como referência vamos analisar duas grandes franquias de alimentação, STARBUCKS e MC Donald’s. Essas duas redes sabem muito bem entregar valor ao cliente, é interessante que, se compararmos os preços com os “locais comuns”, veremos que cobram 3 vezes ou mais e mesmo assim estão sempre com filas de clientes para comprar seus produtos. Se analisarmos o que eles entregam ao cliente, veremos que o produto até que não é algo tão fenomenal, mas a experiência do cliente em todos os detalhes acabam fazendo toda a diferença e isso permite cobrar mais, cobrando mais eles podem investir em novos produtos, divulgar mais, melhorar a experiência e esse ciclo não pára, é uma roda do sucesso.

Roda do Fracasso

Algumas escolas tem uma fachada e pintura interna desbotada e suja, a recepção não fala nem bom dia aos alunos, muitos professores não estão envolvidos com a sala, computadores ultrapassados não permitem um desenvolvimento ideal para o aluno, banheiros sem manutenção e limpeza diária, eventos não são criados para estimular a convivência dos alunos, enfim, nada é feito para entregar uma experiência ao cliente, assim, mesmo cobrando preços baixos, ocorre desmotivação geral dos alunos, aumento de desistência, poucas indicações e rematrícula, configurando com clareza a roda do fracasso.

Os resultados virão

Sabemos que levar qualidade e envolvimento aos alunos em todos os processos dá muito trabalho, mas com certeza colheremos frutos desse comprometimento. O que não podemos esquecer é que a roda do fracasso também dá trabalho, arrasta problemas para debaixo do tapete, adia sonhos, e gera uma insatisfação geral, dos gestores, colaboradores e clientes.
Portanto, não se contente em ser um “local comum” aos seus clientes, melhore continuamente a sua empresa, treine os colaboradores, ajuste os processos, o bom é inimigo do ótimo, não se acomode, saia da zona de conforto, acredite em você e em sua equipe, tire os projetos do papel e faça com que sua empresa entre para a roda do sucesso.

Abraços e um ótimo dia a todos!