fbpx

O sucesso de sua escola também depende de seu foco

Olá,

Sabemos que o sucesso de uma empresa e também de um profissional depende de uma série de fatores, no caso da empresa, o administrador tem um papel fundamental nesse processo, pois a variedade de atividades que tem que executar exige um comprometimento e também um FOCO para que consiga, junto com sua equipe, atingir os objetivos.

Nesse post vamos falar sobre foco, tão necessário para que o dia de qualquer pessoa seja produtivo e ainda mais quando se trata do administrador, que tem uma diversidade de assuntos para tratar.

Se não tivermos organização, o nosso dia escorrerá pelas mãos e no final da tarde teremos a sensação de ter ficado “virando em volta”, sem conseguir fazer boa parte do que queríamos. Para evitar isso, seguem algumas dicas práticas:

Agenda

Mantenha todos os seus compromissos em agenda, de preferência digital (google), pois você poderá também acessar de qualquer lugar utilizando o seu celular. A agenda nos dá um norte das atividades que temos programada para aquele dia e evita de ficarmos “vagando” sem objetivos.

Procrastinar

verbo & transitivo direto e intransitivo

transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair.

“p. o início das obras”

O ser humano tem uma tendência forte em procrastinar tarefas, que é deixar tudo para depois, para amanhã, enfim “empurrar para frente” e isso pode ser fatal quando se trata de empresa, pois a falta de execução de algumas tarefas no momento em que é exigida, pode atrapalhar e muito o desempenho da empresa. Encare a tarefa que lhe foi proposta sem ficar adiando, pois existe um ditado popular que diz: “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje” eu ainda acrescentaria: não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje, pois amanhã você terá mais coisas para fazer e o dia não vai aumentar de tamanho.

WhatsApp, Email e Facebook

Se forem utilizadas de forma correta, essas ferramentas são muito úteis para nos comunicarmos. O que não podemos, por exemplo,  é abrir o facebook para alimentar a fanpage da página da empresa e aproveitar para ver toda a sua linha do tempo pessoal, em função disso você vê um post de um amigo e entra na mensagem para comentar algo e uma coisa vai puxando outra e o que levaria minutos, acaba levando horas. Outro exemplo é o WhatsApp, se cada vez que ouvir a notificação de mensagem você pegar o celular para ver, seu tempo para o trabalho vai se tornar cada vez menor e você estará dificultando seu próprio sucesso e o da empresa.

No caso do Email, não precisa ficar o tempo todo abrindo a caixa de entrada para ver se chegou algo, isso interrompe demais seu dia e não permite que você coloque energia nas tarefas, determine horários para isso, por exemplo três vezes por dia, de manhã e após o almoço e antes de ir embora e os assuntos que necessitem tratamento mais longo, agende-os para que entrem em uma sequência de execução. Isso te ajudará a não virar refém dos canais de comunicação e fará que seu dia renda mais.

Interrupções ao longo do dia

Combine com sua equipe sobre interrupções contínuas, pois tem momentos em que algo não é urgente e mesmo assim acaba interrompendo. Combine critérios para reuniões e interrupções, estipular um horário pode ajudar muito, só assim você terá tempo e concentração para executar suas funções diárias.

Essas são algumas dicas do que se pode fazer para melhorar a organização do nosso tempo e aumentar nosso foco nas tarefas, para que possamos produzir e assim criar as condições necessárias para o nosso sucesso.

Lembre-se: Você pode escolher o que faz, mas suas escolhas determinarão as suas conquistas!

Abraços e ótima semana a todos!