fbpx

O Poder da Gratidão para Empreendedores

Olá Empreendedor(a) Educacional,

Temos conosco dias incríveis, dias bons, dias não tão bons e aqueles que pensamos “hoje eu não deveria ter saído de casa”, você já parou para pensar porque temos dias assim? Ou já se perguntou o que difere um dia muito bom de um dia desafiador?
Pense comigo, todos os dias, ao início de cada dia temos um novo ciclo a ser vivido, mas antes desse dia se iniciar, como nos preparamos para ele antes mesmo dele existir dirá muito sobre o dia que teremos. Talvez não faça muito sentido para você agora, mas tudo o que cerca o nosso futuro próximo é reflexo do nosso agora, realizado pouco antes do acontecer.

Como nos preparamos para receber esse novo ciclo que virá, diz muito sobre o que é possível acontecer; noites mal dormidas, as emoções vivenciadas ao longo de um dia que levaremos para a nossa noite, a vivencia do dia anterior e as escolhas que fizemos sobre elas, meus pensamentos ao deitar, e por fim, a hora de dormir; todas essas atitudes e consequentemente decisões são reflexos para o nosso dia posterior.

Nosso dia se inicia muito antes do nosso acordar! E independente do dia que você teve (acredite, mesmo os mais desafiadores) algo que tem o incrível poder de mudar nosso sentir é reconhecer algo no qual podermos ser gratos, ao longo dos nossos dias temos experiências com pessoas, com circunstâncias, situações nas quais ao praticar mesmo que timidamente a gratidão sentimos algo florescer nos trazendo uma sensação maior, pura e verdadeira; sensação essa que nos faz entendermos que momentos são momentos, todos passam, e que mesmo nos maiores desafios que nos encontrarmos, teremos algo a agradecer.

Mas o que é Gratidão?

Gratidão é um sentimento, uma atitude de reconhecimento, reconhecer algo que lhe trouxe benefícios. O ato de agradecer é transformador, pois não compartilhamos por muito tempo os sentimentos ruins e focamos as nossas emoções e atenção nas coisas boas que a vida nos deu. A gratidão é uma atitude simples, não exige de você muito tempo, não exige riqueza, não exige ajuda de outras pessoas, é algo que pode ser praticado sozinho, em seu interior, é uma decisão!

O sentimento de gratidão, de sermos gratos pelo que somos, pelo que temos, por todas as experiências vividas, pela nossa história, entendermos que tudo sempre estará a nosso favor, seja através de algo muito bom, ou de algo que nos traz aprendizado, mas respeitando todas as formas de receber e aprender, entender que tudo de alguma forma está contribuindo para nossa evolução, nosso crescimento, exercitar o ato de agradecer é um presente que podemos fazer todas as noites a nós mesmos, assim tenho a certeza de que todos os seus dias se iniciaram de forma diferente.

“A verdadeira gratidão é um transbordamento espontâneo do coração diante da beleza da vida em todos os seus aspectos e uma decisão consciente de olhar tudo o que há de bom e positivo no mundo.” – M. J. Ryan

Exercitar a gratidão é uma decisão diária, existem inúmeros estudos que nos mostram o poder da gratidão, como significativamente esse simples ato transforma o nosso dia a dia.

Eis aqui minha proposta, permita-se experimentar coisas novas todos os dias! Uma delas, é exercitar o ato de agradecer todas as noites pelo seu dia.

Se você não sabe por onde começar, vou deixar aqui um simples método para que você possa colocar em prática o ato de agradecer, com o tempo, fique à vontade para fazer do seu jeito, da sua forma e partilhar com outras pessoas!
Exercite o ato da Gratidão:

  1. Prepare-se para este momento, tenha esse momento como um momento seu;
  2. Pegue um papel e uma caneca, um caderno, algo para você fazer o seu registro;
  3. Reflita sobre o seu dia (caso se sinta mais confortável, coloque um som ambiente);
  4. Busque nele três momentos no qual você gostaria de agradecer;
  5. Encerre seu dia com esse sentimento e esse momento.

Tenho a certeza de que as suas manhãs serão diferentes!

Um grande abraço a todos.

Gratidão,

Marcele Pereira
Professional Coach e Sócia-proprietária na empresa Sete Quality Standard
Formada em Marketing, Gestão Comercial e Estratégia de Negócios
Pós-graduada em Psicanálise, com especialização em Neurolinguística