Press "Enter" to skip to content

Como planejar o crescimento de sua escola de forma responsável?

Wellinghton Camargo 1

Olá,

O crescimento da sua escola profissionalizante depende diretamente de um planejamento eficiente e responsável.

Ter metas, objetivos e motivar a equipe inteira é um aspecto muito delicado. Afinal, se o planejamento é ousado em demasia, ele pode ser até mesmo inalcançável e isso irá desmotivar ao invés de ajudar.

Para evitar erros em relação ao crescimento responsável de sua escola, nós elencamos uma série de dicas úteis. Confira todas elas a partir de agora.

Dicas para o crescimento responsável de sua escola

Uma administração responsável guia a escola rumo ao crescimento, sempre motivando a empresa e traçando metas que sejam possíveis de serem alcançadas.

Para te auxiliar a seguir um crescimento que seja saudável para a empresa, garantindo as finanças em dia, equipe motivada e alunos satisfeitos, elencamos algumas dicas, confira!

1.      Conheça seus clientes atuais e seu público-alvo

É impossível administrar uma escola com eficiência sem conhecer as pessoas que formam seu grupo de clientes e o seu público-alvo intimamente.

Quando a escola deseja aumentar o número de matrículas, é necessário voltar o olhar para esse grupo.

De modo que, seja possível entender quais são as necessidades e desejos dessas pessoas. Na área da educação profissionalizante, é interessante destacar que a escola também precisa conhecer o mercado.

Quais são as demandas atuais? Como os seus alunos se sentem durante os cursos interativos e/ou online? Seu aluno atualmente matriculado faria outro curso interativo na instituição após concluir o primeiro?

Todas essas questões devem ser respondidas pelos seus alunos, de forma totalmente sincera em pesquisas de satisfação.

Se a escola nunca fez esse tipo de pesquisa, é importante começar a fazer, para entender as necessidades e anseios de seus alunos.

Com base nesses dados, é possível ter vários direcionamentos úteis que serão usados para a tomada de decisões sensatas em relação ao crescimento da escola.

2.      Invista em comunicação em diferentes meios

Mesmo as menores escolas podem e devem usar os diferentes meios de comunicação disponíveis atualmente para que seja possível crescer.

Ter um bom trabalho nas redes sociais é um investimento de baixo custo que impulsiona o crescimento da escola.

Sem uma boa comunicação, é impossível atingir seu público-alvo. Mas lembre-se, tudo começa descobrindo quem é esse público.

Quais são os cursos profissionalizantes que sua escola oferece? Eles atendem realmente as demandas atuais do mercado de trabalho? Seus alunos estão satisfeitos com a metodologia?

Tudo isso precisa ser resolvido antes de iniciar um trabalho forte de divulgação. Tendo em vista que, meramente fazer uma excelente propaganda não é o suficiente para fidelizar alunos.

Se a escola recebe mais de 50% de respostas “não” para a pergunta “faria outro curso na instituição?” é preciso começar a resolver esse problema urgentemente.

Sem reverter essa situação, ficará muito difícil manter um crescimento responsável de sua escola a longo prazo.

3.      Invista em valorização de seus professores

A melhor estrutura escolar não tem sentido sem os melhores professores. Afinal, são eles que dão orientação aos alunos, motivam e ajudam a desenvolver as competências que os alunos precisam para concluir o curso.

É por isso que, é indispensável investir em bons salários, boa estrutura e suporte aos profissionais que atuam em sua escola.

Dessa forma, os professores vão se sentir valorizados profissionalmente. E esse é um sentimento importante para que sua equipe dê o melhor todos os dias em prol de auxiliar no crescimento da escola.

Portanto, vale muito a pensa selecionar bons professores, oferecer uma remuneração adequada e garantir um bom ambiente de trabalho.

Justamente para que toda a equipe possa se unir em prol do objetivo de fazer a escola crescer a cada dia.

4.      Tenha metas realistas mensais

Para definir metas realistas, é importante conferir os dados a respeito das últimas matrículas ao longo de seu último ano.

Com base nesses dados, é possível definir um número de matrículas a ser atingido mensalmente. Afinal, as escolas profissionalizantes que usam o método interativo não precisam fechar turmas.

O que beneficia o crescimento da escola, que pode matricular alunos todos os dias e facilitar o início dos estudos desses alunos.

Garantindo motivação para começar e concluir o curso, além de uma metodologia que auxilia seus alunos a perceberem todo o valor de estudar na sua escola.

Estabelecer metas ousadas demais e cobrar esses resultados pode desmotivar sua equipe ao invés de motivar. Por isso mesmo, trace um plano de metas anuais e reavalie conforme necessidade.

5.      Inove na estrutura curricular de sua escola profissionalizante

Quais são os cursos oferecidos pela escola atualmente? Eles são compatíveis com o mercado de trabalho? Seus cursos são verdadeiramente profissionalizantes?

Se o curso está desatualizado ou não condiz com as vagas disponíveis no mercado de trabalho em sua região, isso é um problema!

Ofereça aos alunos, cursos que são verdadeiramente atualizados e que auxiliam esses profissionais a garantir uma vaga de emprego bem remunerada.

Quando o curso tem qualidade e está inteiramente voltado para atender uma demanda existente, é natural que as matrículas aconteçam.

Atualizar os cursos é fundamental para que sua escola possa crescer a cada ano. Além disso, quando a escola oferece novos materiais, é possível atrair aquele aluno que está concluindo um curso na instituição.

Portanto, as chances de fidelizar os alunos aumentam. O que é útil para que a escola possa aumentar o número de matrículas sem precisar investir tão pesadamente em divulgações.

Que tal aplicar essas dicas em sua escola para um crescimento responsável? Temos certeza que elas são extremamente úteis, experimente!

  1. Vou entrar em contato com ex-alunos e indagar sobre se fariam u. Outro curso pela Intertrans.
    Muito grato oelas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *