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Quer se destacar no ramo da educação? Dicas de um bom planejamento de Marketing

Wellinghton Camargo 0

Destacando-se da concorrência

O ramo educacional, além de bastante concorrido, evolui todos os dias. Com a facilidade de acesso à informação, a tecnologia precisou tornar-se aliada à educação e caminhar lado a lado, zelando por um padrão de qualidade no ensino. Donos de escolas de todos os tipos precisam atualizar-se para conseguir um bom destaque no mercado. Um bom software de gestão, plataformas online e facilidade de acesso ao conteúdo são algumas estratégias que bons cursos/escolas precisam possuir para além de fidelizar alunos, destacar-se da concorrência.

Sua escola encontra-se alinhada com estes novos padrões? Caso você esteja na dúvida do que responder, este texto vai te mostrar a melhor forma de destacar-se e te ensinar como um bom planejamento de marketing atrairá mais alunos, aumentando consequentemente suas vendas. Sabendo que o marketing educacional é bastante desafiador e você, como gestor escolar, pode se deparar com obstáculos que variam desde limitações orçamentárias até dificuldade de escolher quem é, de fato, seu público alvo, confira abaixo as melhores estratégias de marketing para garantir seu sucesso!

 Entenda seu público

Conhecer bem seus alunos é uma das primeiras coisas que você precisará antes de focar em aumentar suas vendas e encarar o mercado. Quem é seu aluno? Ele é seu público alvo? Ou seu público alvo são os responsáveis (pais/avós/tios) em busca de ensino de qualidade na hora de fechar uma matrícula? O que esse público espera de você? O que busca aprender? O que busca de diferente? O que sua escola oferece que fará diferença na escolha final?

Este público alvo está em busca de aulas presenciais ou EAD? Tem fácil acesso à internet? Você possui como disponibilizar este acesso? Todas estas perguntas devem ser respondidas e anotadas para que um plano estratégico de marketing possa ser traçado e ajustado à sua demanda e o que seu curso precisa. Colete feedbacks, isso significa realizar pesquisas de satisfação com alunos, ex alunos, futuros alunos e entenda o que eles estão buscando, qual imagem sua instituição passa e os pontos em que precisa melhorar.

Entender também o público do seu concorrente e as estratégias de marketing utilizadas para a captação do alunado é uma boa forma de buscar aperfeiçoamento e convencer o cliente de que a sua instituição será sua melhor decisão.

Analise seu Concorrente

 O que seus concorrentes estão fazendo de inovador? Possuem softwares, aplicativos, cursos online para EAD? Suas estratégias de marketing são eficientes, estão sendo responsivas? É extremamente importante estar sempre um passo à frente das outras empresas que entregam o mesmo serviço ou semelhante. Pesquise, seu objetivo deve ser entregar o melhor conteúdo, o melhor atendimento possível, presencial e online,  para que sua marca seja reconhecida no seu ramo e no mercado educacional em que você se encontra.

Por exemplo, se você procura melhores formas de ensino para educação EAD é necessário que entenda como o aluno consumidor deste tipo de conteúdo se comporta, o que ele necessita e o que levará em consideração na hora de fechar a compra ou a matrícula. Se você lida com público infantil precisará analisar a concorrência de maneira que os responsáveis pela criança sintam confiança na hora de lhe confiar a educação de seus pequenos.

 Defina estratégias

Para se destacar é necessário inovar. O mercado educacional torna-se cada dia mais competitivo. Primeiro, defina o que é necessário para entregar ao seu aluno um ensino de qualidade, inovador e com novas formas de aprendizado, aliado a uma boa gestão tecnológica. Isso irá garantir que sua ação de marketing seja focada  não somente na captação mas também na retenção do aluno. E quando falo de reter o aluno, significa evitar sua evasão.

Fatores importantes levados em consideração pelo seu público alvo e informações colhidas no seu feedback te ajudarão a planejar melhor sua estratégia. Coisas simples, como atendimento presencial (na secretaria ou coordenação), ao telefone, ou por meio de aplicativos e redes sociais (whatsapp, instagram, facebook), acesso facilitado ao ambiente virtual e à central de relacionamento com o cliente podem ser decisivos para captação e para evasão do aluno. Não esqueça da importância que este tipo de pesquisa tem para seu negócio.

Entender o que seu público necessita vai além de ter bons professores, criar estratégias de ensino e entregar bons conteúdos. Acompanhar seu desempenho, prestar assistência educacional e desenvolver um bom relacionamento com o aluno são estratégias pedagógicas que ajudarão seu plano de marketing a ser implantado com sucesso!

Mostre seu diferencial

Geralmente ter um cronograma é o que vai te dizer quando começar a se planejar e colocar suas ações em prática.

Com a utilização do ensino interativo você não precisa aguardar que turmas sejam fechadas para que seu aluno inicie o curso. Surgiu o interesse? Realize a matrícula, comece a estudar imediatamente.

Destacar seu potencial em relação à seu concorrente é a melhor maneira de iniciar os preparos de sua estratégia de marketing e conseguir dessa forma, mais alunos interessados.

Seu cliente levará pelo menos alguns meses até comprar ou se matricular na sua escola, portanto, é preciso que você não perca o timing e inicie o processo de convencimento o quanto antes, para que no momento decisivo sua instituição saia na frente do concorrente.

Agora é com você! 

Tudo o que você e sua equipe precisam é colocar em prática nossas dicas. Não esqueça que um bom planejamento de marketing fará diferença na consolidação da sua marca e na confiança que seu cliente depositará em você.

Possuir um bom sistema de gestão acadêmica, ajudará no cadastro de novos leads (contatos que podem ser futuros clientes), para ter controle total de seu fluxo de vendas (agenda de visitas, retornos de ligações e etc.), controle de alunos, ex alunos, funcionários, professores, facilitando toda a sua gestão financeira, pedagógica e comercial.

Caso necessite de ajuda para implantar este tipo de tecnologia e adequar sua realidade à realidade esperada por seu público, visite agora mesmo nosso site https://cgd.com.br/sobre.html. Possuímos soluções inovadoras,  softwares de gestão para controle de alunos, sistemas de ensino interativo presencial/online e uma equipe disposta a colocar sua instituição na frente dos concorrentes. A solução para se destacar no mercado está nas suas mãos!

Boa sorte!

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