Press "Enter" to skip to content

Os principais desafios para quem é professor de cursos interativos profissionalizantes

Wellinghton Camargo 0

Olá,

Ser professor de escola de cursos profissionalizantes é prazeroso e desafiador. Sua atuação implica na qualidade da formação de cada aluno de seu curso.

Ao mesmo tempo em que é preciso lidar com várias questões referentes ao cotidiano de trabalho, acompanhamento de alunos e motivação de cada um para concluir o curso.

Existem muitos desafios na rotina de um professor de escola de cursos profissionalizantes. No entanto, algumas dicas podem ser extremamente úteis para te ajudar a conhecer os desafios dessa carreira que é essencial para todos.

Auxiliar na condução do aprendizado de cada aluno

Atualmente, o método interativo de ensino descentraliza o conhecimento das mãos de cada professor. Permitindo que, os alunos passem a protagonizar o papel de seu processo de aprendizado.

Essa é uma forma de ensinar que requer adaptação por parte dos professores habituados ao método tradicional de ensino.

Para além disso, é fundamental que o professor entenda seu papel de auxiliar e preste todos os esclarecimentos necessários a cada aluno.

Com o método interativo, a quantidade de alunos atendida por um professor tende a ser maior. Justamente por existir uma menor necessidade da atuação de cada professor.

Que passa a funcionar como um consultor para sanar dúvidas e não como um profissional que ficará responsável por conduzir o ritmo da turma.

No método interativo, cada aluno dita seu próprio ritmo. Sendo responsável por todo o seu processo de aprendizado. E quando existe alguma dúvida que está dificultando sua continuidade, ele procura o professor.

É preciso passar segurança e acolhimento

Esse método requer que o aluno tenha total confiança em seu professor. De modo que, nenhuma dúvida que o aluno tenha ocasione vergonha de procurar ajuda de seu professor.

É fundamental passar segurança para que seus alunos te procurem em caso de dúvidas. Se mostrar disponível e sempre paciente para explicar detalhadamente os conteúdos necessários, ajudará na performance de seus alunos.

Quando as dúvidas são sanadas de forma que o aluno realmente compreenda o conteúdo, isso contribui para que a relação entre professor e aluno se fortaleça.

Potencializando os resultados que esse aluno poderá ter como profissional, graças ao fato de que seu aluno aprendeu verdadeiramente durante o curso.

Respeitar o processo de cada aluno e sanar todas as dúvidas de seus aprendizes é útil para auxiliar a aumentar a qualidade de aprendizado de cada um.

Gerir vários alunos fazendo cursos diferentes na mesma sala

Gerir vários alunos coexistindo na mesma sala, fazendo cursos diferentes ao mesmo tempo não é nada fácil!

Esse é, talvez, um dos maiores desafios dos professores de cursos profissionalizantes. Afinal, acompanhar diferentes demandas ao mesmo tempo é cansativo.

Entretanto, isso não significa que você precisa atuar como um inspetor que vigia o que cada aluno está fazendo.

Se disponibilizar para tirar dúvidas e prestar atenção ao ambiente, são cuidados importantes. Afinal, os alunos precisam de silêncio e conforto para se concentrarem em seus estudos.

Mas não é necessário identificar minuto a minuto se os alunos estão verdadeiramente assistindo suas aulas.

Cabe a cada aluno se comportar da melhor forma para que seja responsável por um bom processo de aprendizado. Se o aluno não está comprometido com o curso, ele não pode atrapalhar os demais.

Entretanto, não é sua obrigação fazer com que ele queira assistir a aula. É possível se aproximar, perguntar se precisa de ajuda e se disponibilizar.

Mas é importante evitar o desgaste de ficar chamando a atenção de alunos que não estão comprometidos com o aprendizado.

Adote uma postura em sala de oferecer um ambiente agradável e tranquilo para que seus alunos realmente interessados se motivem a continuar estudando.

De modo que, eles possam aproveitar a sua presença para sanar dúvidas e otimizar o próprio tempo de estudos.

Acompanhar alunos EAD

Outro desafio da geração atual de professores de cursos profissionalizantes é acompanhar o desempenho dos alunos à distância.

Essa necessidade foi imposta pela pandemia ao longo de 2020, até mesmo em escolas que antes não trabalhavam com o modelo.

A partir dessa mudança social, o cenário da educação mudou bastante. Por isso mesmo, as aulas online passaram a ser uma realidade em todas as instituições.

O que fez com que os professores de escolas profissionalizantes precisassem se adaptar urgentemente ao novo formato.

Todo processo leva tempo, entretanto, oferecer qualidade nesse acompanhamento deve ser o principal objetivo de cada professor.

Afinal, os alunos passaram a estudar em casa e por isso, precisam de acompanhamento remoto para esclarecer dúvidas com o professor.

Motivar o aluno todos os dias

Todo professor de cursos profissionalizantes precisa incluir em sua rotina de trabalho o hábito de motivar seus alunos.

É importantíssimo que os alunos se sintam motivados, para que isso os ajude e guie até a conclusão de seu curso.

Afinal, é comum que a rotina repleta de atividades e contratempos acabe diminuindo a motivação diária de cada aluno.

E isso resulta em muitos casos, na desistência de seu curso profissionalizante. Quando o professor inspira seus alunos e é fonte inesgotável de motivação, a adesão ao curso tende a ser maior.

Minimizando o impacto do cotidiano sobre o desejo de cada aluno de concluir seu curso. Para inspirar seus alunos, vale apostar em boas notícias do mercado de trabalho e até mesmo frases motivacionais em cada aula.

Vencer seus desafios diários como professor de curso profissionalizante pode não ser fácil, mas sem dúvidas será gratificante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *