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Funil de vendas para cursos EAD

Olá,

O funil de vendas é uma técnica importante para ser usada no meio digital e atrair a atenção de potenciais compradores.

A técnica do funil de vendas se aplica a todos os setores, inclusive para vendas de cursos EAD. Podendo ser extremamente útil para que seu cliente conheça a escola e queira comprar um de seus cursos.

O processo do funil de vendas permite acompanhar todas as etapas da compra de um curso EAD. De modo que, sua escola possa agir no momento certo para auxiliar na tomada de decisão do cliente, visando que a compra seja concretizada.

Entenda o que é um funil de vendas

Antes de mais nada, é preciso entender o funcionamento de um funil de vendas, para que posteriormente a técnica possa ser aplicada para cursos EAD.

O funil de vendas pode ser resumido como uma estratégia para acompanhar a jornada de compra de seu cliente, através desse funil que é dividido em 3 fases, é possível interferir na jornada de compra e guiar o cliente até a concretização da venda.

Um funil de vendas tem basicamente 3 etapas, que são:

  • Topo do funil: fase de aprendizado e descoberta;
  • Meio do funil: reconhecimento de problema e consideração da solução;
  • Fundo do funil: ação e decisão da compra.

Cada etapa do funil de vendas possui uma função que se relaciona com a jornada de compra do cliente. Por isso mesmo, é possível atuar em cada uma dessas etapas para motivar a realização da venda. Vamos detalhar cada etapa, para que compreenda o funcionamento da técnica.

Topo do funil

Nesse momento, o cliente ainda não conhece sua escola e não considera comprar um de seus cursos EAD. O cliente ainda está percebendo que precisa voltar a estudar, mas não tem certeza ou não sabe como fazê-lo.

Quando alguém tem uma dúvida, é normal pesquisar online uma solução. Portanto, provavelmente o cliente vai pesquisar sobre cursos EAD e nessa etapa ele precisa encontrar sua escola.

Para usar o funil de vendas estrategicamente, sua escola precisa estar bem posicionada no Google. Além disso, é útil caprichar no uso de call to action ao longo de seu site.

Bem como, vale a pena disponibilizar algum conteúdo gratuito em troca dos dados de contato desse potencial cliente. Afinal, essa é uma pessoa que você já sabe que está interessada em cursos EAD.

Meio do funil

Essa fase é justamente para lidar com as pessoas que já sabem que estão precisando voltar a estudar, mas que ainda não tomou uma decisão.

Durante a visita anterior, a pessoa deixou algum contato em seu site, então é hora de aprofundar a conversa para que essa pessoa considere voltar a estudar.

Oferecer um curso de boa qualidade, que seja rápido e grátis, pode ajudar essa pessoa a perceber que vale a pena voltar a estudar.

Além disso, é possível enviar mensagem automática para esses contatos que são disponibilizados em seu site. De modo que, a pessoa possa perceber que existe interesse de sua parte em auxiliar nessa decisão de voltar a estudar.

O meio do funil não é o momento de usar toda a sua equipe de vendas para fechar negócio. Na realidade, é um momento de aproximação com o potencial cliente, para que ele sinta necessidade de dar o próximo passo.

Fundo do funil

Quando um visitante evoluí até essa fase, ele é um lead qualificado, isso significa que é um perfil que visitou seu site e está pronto para comprar um de seus cursos.

Afinal, o relacionamento foi estabelecido desde o primeiro contato, graças ao correto acompanhamento de todas as etapas do funil.

O fundo do funil é o momento ideal para aplicar aquele seu discurso de venda que a sua equipe faz com maestria. Oferecer um curso no momento certo é justamente o que pode aumentar exponencialmente suas chances de ter um bom resultado.

Após concluir o funil de vendas o que fazer?

É importante que a escola entenda que a venda no final do funil de vendas não é a finalização da relação com os clientes.

Afinal, a escola profissionalizante não vende apenas um único curso EAD. Além disso, a matrícula no curso define justamente uma nova etapa dessa relação.

O aluno precisa enxergar valor nos cursos da instituição. De modo que, ao concluir o conteúdo que comprou esse aluno queira continuar sua formação na escola profissionalizante.

Oferecer cursos que se complementam é uma boa ferramenta para manter esses alunos na escola. Além disso, dar todo o suporte durante o decorrer do curso é indispensável para que o aluno fale bem da escola para os amigos.

Ajudando a criar uma reputação positiva da escola em meio ao público que a instituição deseja atingir.

Use todas as ferramentas ao seu alcance

É interessante que sua escola use todas as ferramentas de marketing digital disponíveis para otimizar o site. De modo que, as ações de seus visitantes possam ser rastreadas e a escola mantenha contato no momento certo para que a relação se estabeleça.

O funil de vendas para cursos EAD requer bons profissionais de marketing e a análise personalizada de sua página e objetivos. Justamente para que as vendas sejam finalizadas com sucesso.

O uso de estratégias adequadas para a sua escola permite que os cursos EAD sejam um verdadeiro sucesso de público. Aproveite ao máximo a técnica de funil de vendas em prol de sua escola.

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