Press "Enter" to skip to content

Como você tem administrado o seu tempo?

Equipe de Desenvolvimento 0

Olá Empreendedor(a) Educacional,

Todos os dias são novos dias para desfrutarmos, a cada dia temos a oportunidade de vivermos algo novo, ao me propor a escrever este texto fiz uma breve reflexão acerca do tempo, quando falamos do dia de hoje nos referíamos a ele como “tempo presente”.

Você já parou para pensar sobre o significado de tempo para você?

Fazendo uma correlação com o termo “presente”, que significa tudo aquilo que se oferece, de forma gratuita, a outro indivíduo com a intenção de fazer este mais feliz, em sinal de atenção, confiança, amor ou amizade e que seja de forma espontânea; trazendo para o termo “tempo presente” recebemos diariamente uma oportunidade de sermos felizes, pelo presente da vida em sinal de atenção, confiança, amor e amizade nos concedendo com o tempo!

E hoje, em um século onde tudo anda rápido demais, em sua velocidade acelerada, não sei você, mas tenho a impressão dos anos se passarem tão rápido que vemos algumas datas quase se encontrarem; a impressão que tenho é que a poucos dias comemorávamos mais um natal e hoje a poucos dias do dia das mães já estamos quase no meio do semestre!

E minha pergunta para você ao olhar para esses meses é: o que você fez com 5 meses do seu tempo? Você realizou tudo o que se propôs a fazer durante este período? Como você tem administrado o seu tempo?
Vivemos em um momento de tamanha diversidade de informações, uma incrível praticidade de acessos, um dinamismo constante e em todo esse processo, aqui estamos, vivendo, construindo, trabalhando, realizando, e acabamos entrando em um ritmo similar as nossas circunstâncias, e o tempo presente que nos é dado acaba sendo vivido por ritmos ditados pelas as circunstâncias atribuídas ao nosso dia a dia não mais por nossas escolhas e prioridades.

Comecei a observar que muitos dos meus dias mesmo com agendamentos e planejamentos prévios de atividades, eram encerrados com muitas atividades não concluídas, pensava comigo “meu dia precisava ter pelo menos umas quatro horas a mais, com certeza eu conseguiria concluir tudo o que tenho” e comecei a trabalhar quase todos os dias 4 horas a mais, e o que aconteceu? Aquelas quatro horas a mais não eram mais suficientes para concluir as atividades de um dia, “como isso era possível? ”; se você quer resultados diferentes precisar se propor a ter atitudes diferentes, e comecei a colocar isso em prática.

O primeiro passo a observar é como administramos o nosso tempo?

Entender o porquê estes ciclos se repetem, perceba, em um período de tempo eu precisava de mais tempo para realizar as minhas atividades e conclui-las, aplicando mais tempo ao mesmo processo o tempo continuava não ser suficiente, não fazia sentido!

Eu precisava mudar o padrão no qual eu estava trabalhando e dia a dia vivenciando; a sensação era que cada vez mais não importava o quanto eu dedicava mais tempo, nunca era suficiente; mas como existem pessoas que conseguem gerenciar todas as suas atividades? Serem administradores, lideres, gestores de sucesso? E terem tempo para todos os papéis que possuem? Isso começou a despertar em mim um interesse a achar esta solução!

Hoje vivemos em um mundo onde o tempo é a moeda mais valiosa, um presente incalculável! E o mesmo tempo que tenho para administrar meu dia é igual a todos, mas ele passa de forma diferente para cada um, tudo depende de como administramos o seu uso; e comecei a perceber que não estava administrando da melhor forma o presente que me foi dado.

Acredito verdadeiramente que ao darmos foco a algo o universo conspira a nosso favor! Temos a contribuição universal do sistema a qual pertencemos, ciclos se repetem para que possam gerar em nós profundos ensinamentos, após eles são encerrados naturalmente. Comecei a observar que tudo no meu dia era considerado urgente, dentre as minhas prioridades, todas eram urgentes e ao longo do dia as demais atividades também eram urgentes, e comecei a perceber que muitas delas se tornaram urgentes devido ao tempo que não me dediquei a executa-las quando elas ainda eram importantes, aqui cito o conceito chamado “Tríade do Tempo” – esfera do importante, esfera da urgência e esfera circunstancial.

Esfera Importante: Refere-se a todas as atividades que você faz e são relevantes em sua vida, que trazem resultados de curto, médio e longo prazo. É a esfera do caminho certo, na qual você tem a certeza do resultado. As atividades importantes têm prazo de execução e nunca são urgentes.

Esfera Urgente: Abrange todas as atividades para as quais o tempo está curto ou se esgotou. São as exigências que chegam em cima da hora, não podem ser previstas e geralmente causam pressão e estresse. Nos habituamos com as urgências da vida e acabamos adiando o que é importante e só realizamos quando se tornam urgentes e extremamente necessário. Infelizmente, a negligência diante das coisas importantes conduz nossa rotina a um frequente regime de urgências.

Esfera Circunstancial: Refere-se as atividades desnecessárias ou excessivas. São os gastos inúteis de tempo e as tarefas feitas por comodidade ou por serem “socialmente apropriadas”, são as atividades que não geram nenhum resultado, apenas desperdício de tempo.

Comecei a aplicar a administração do tempo através da tríade nas atividades mais simples do dia, e a observar as minhas atividades circunstanciais, como elas tomam o nosso tempo e mal percebemos! E as atividades importantes foram sendo feitas em seu tempo, foi um grande desafio e ainda é, mas enquanto não assumimos a responsabilidade do nosso tempo e como priorizamos os nossos objetivos, não alcançaremos os resultados que esperamos.

O mais importante para o sucesso ou o fracasso em qualquer circunstância é a decisão de colocar em prática, aqui proponho uma mudança sobre a concepção do tempo, do presente de viver e como desfruta-lo, somos afortunados por termos o tempo presente, o poder da escolha e a capacidade da evolução! Seja um agente de mudança, começando por você!

Uma excelente semana a todos!

Sucesso,

Marcele Pereira
Professional Coach e Sócia-proprietária na empresa Sete Quality Standard
Formada em Marketing, Gestão Comercial e Estratégia de Negócios
Pós-graduada em Psicanálise, com especialização em Neurolinguística

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *