fbpx

[Autoconfiança] Confie em sí mesmo!

Olá,

Um dos grandes gaps dos meus clientes nos processos de coaching é a falta de autoconfiança para a conquista dos objetivos, e por isso resolvi escrever esse texto para trazer algumas dicas que consiga ajudar você a acreditar em si mesmo.

O que é autoconfiança?

Autoconfiança é a convicção que uma pessoa tem, de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa. É acreditar em si mesmo!

O motivo de não confiar em si mesmo ocorre quando a pessoa está focando a sua vida em experiências negativas, tanto internas, quanto externas e absorvendo-as, diminuindo cada vez mais a autoconfiança e repetindo inconscientemente: eu não consigo!

Para mudar, primeiramente, preste atenção no que você pensa! O que você pensa a respeito de si mesmo determinará o seu sucesso ou o seu fracasso, por isso é importante manter-se abastecido de pensamentos positivos.

Já dizia Henry Ford: Se você pensa que pode ou pensa que não pode, de qualquer maneira, está certo.

Faça uma rápida autoanálise e busque ao longo da sua vida, todas as suas vivências positivas desde a sua infância e faça uma lista. Escreva também todas as suas qualidades, seus talentos, suas principais competências e lembre-se das vezes em que venceu os obstáculos e se manteve confiante. Faça diariamente um balanço emocional, pois se você estiver emocionalmente equilibrado, com um pensamento focado no positivo, com certeza, nenhum tipo de influência negativa irá te atrapalhar, seja ela interna ou externa.

Guarde os seus sonhos para você ou compartilhe somente com quem realmente irá te apoiar. Quando você sai espalhando o que quer, as pessoas dão “conselhos” baseados na história de vida delas, nisso elas podem trazer as vivências negativas e desanimarem você. Segundo o palestrante Jim Rohn, você é a média das cinco pessoas com quem mais convive. Por isso, se quiser uma história de sucesso, cerque-se de pessoas boas, que te ajudem a crescer.

Cuide de si mesmo, prepare um bom café da manhã, escreva mensagens para você, assista a bons filmes e vídeos, leia livros, faça algo que goste, entre outras coisas que te façam se sentir bem. Mantenha um bom relacionamento com você mesmo!

Outra sugestão é fazer perguntas poderosas de manhã e a noite (livro: Desperte o Gigante Interior – Anthony Robbins – Editora Record), para ajudar a resgatar dentro de si, emoções positivas:

Perguntas de poder da manhã:

  • Pelo que sou feliz em minha vida agora?
  • Pelo que me sinto motivado em minha vida agora?
  • Pelo que me sinto orgulhoso em minha vida agora?
  • Pelo que me sinto grato em minha vida agora?
  • O que mais desfruto em minha vida agora?
  • Em que me empenho em minha vida agora?
  • Quem eu amo? Quem me ama?

Perguntas de poder da noite:

  • O que eu contribuí hoje?
  • O que aprendi hoje?

Faça uma ponte ao futuro, projetando a vida que você quer, com o máximo de detalhes e acredite nisso! Viva internamente algo que ainda não aconteceu!

Já projetou o que quer? Agora viva a jornada, pense grande e comece pequeno, com ações diárias, vivendo no aqui e agora cada momento.

Seja grato! Quando você agradece, o universo retribui! Por isso agradeça todos os dias pelo que já conquistou e pelo que quer conquistar, sempre colocando muita emoção nesse momento de gratidão e abra-se para receber as maravilhas que o universo pode te oferecer.

Mantenha o foco, a fé e acredite que você é capaz e pode ir mais longe do que imagina.

Para finalizar, deixo o trecho de uma música do Renato Russo: Se você quiser alguém em quem confiar, confie em si mesmo! Quem acredita sempre alcança!

 

Rita Oliveira
Consultora de Carreira