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Como vender cursos online?

Wellinghton Camargo 1

Olá,

Se vender cursos interativos em épocas normais já era um desafio diário, vender cursos online por conta da pandemia, se tornou um desafio ainda maior para algumas escolas, pois muitas precisaram se adaptar a nova realidade por conta da paralisação.

Vender cursos online não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível de se fazer e muitas escolas já estão obtendo resultados com suas ações para venda de cursos interativos online. Se você não sabe por onde começar ou está tendo dificuldades com suas estratégias, neste post vou trazer algumas dicas que poderão te ajudar a vender seus cursos online.

Como você quer vender?

Primeiro passo para você vender seus cursos online é definir como você quer vender, pois você pode querer vender de forma automatizada ou uma venda mais humanizada com o contato de um vendedor de sua escola. As duas funcionam, mas é preciso entender como cada uma funciona geralmente.

Venda automatizada: Geralmente quando sua escola quer ter um site (e-commerce) para que o interessado acesse e já efetue a compra sem a necessidade de fazer contato com alguém de sua escola. Neste modelo de venda, você precisará trabalhar muito bem suas estratégias de marketing digital para levar as pessoas até o seu site (e-commerce) para que talvez possam comprar um curso da sua escola. 

Neste modelo você precisará investir mais recursos (dinheiro), talvez trabalhar com o valor do curso mais baixo que o desejado e se não houver ninguém na sua equipe que tenha profundo conhecimento em marketing digital, precisará de uma agência de marketing digital (mais investimento) para te ajudar com as estrategias talvez.

Venda humanizada: Engana-se quem pensa que neste processo não é preciso investir em marketing digital, pois é preciso sim, mas talvez o investimento não seja tão alto quanto no processo de venda automatizada. Em um processo de venda onde você tem um vendedor para atender o interessado, o investimento é para gerar interessados para que sua equipe de vendas possa atender. 

Neste modelo é muito importante ter uma boa estratégia de marketing digital e um processo de vendas muito bem definido. O processo de vendas fará com que o vendedor tenha clareza do que ele precisa fazer e apresentar para fechar a matrícula.

O valor do seu curso não precisa necessariamente baixar, pois você conseguirá mostrar e agregar mais valor para o interessado no processo.

Venda com vendedor

A maior parte das escolas que converso tem adotado esse modelo, pois ele acaba sendo muito similar com o processo de vendas presenciais, porém o aluno ao invés de frequentar a escola, irá realizar o curso de casa. Há escolas que iniciam o aluno no curso online, para que ele conclua seu curso presencialmente quando a escola puder retomar as atividades.

Neste modelo é importante você definir um processo de acompanhamento pedagógico do aluno para que ele tenha contato com constantemente com a sua escola. Isso fará com que sua escola agregue diferenciais importantes, principalmente no modo como acompanha o aluno que está fazendo o curso em casa.

Para te ajudar a entender cada etapa desse processo quero compartilhar com você um Webinar que fizemos em junho com diversas escolas. Acesse: Marketing e vendas para cursos online

Acesse também: Apresentação completa sobre marketing e vendas

Conclusão

Muitos tem dificuldades de gerar interessados para que seu time de vendas possa trabalhar, se este é o seu caso, talvez você precise de ajuda de uma agência digital para trabalhos contínuos ou de uma agência como a Chroma que consegue realizar trabalhos pontuais gerando interessados para seu time de vendas trabalhar. (Resumo da live com a agência Chroma)

Os dois formatos funcionam, mas em ambos você precisa ter uma boa estratégia de marketing digital para que possa atrair interessados para vender seus cursos interativos online.

Se você por acaso tem feito de alguma forma diferente ou ainda tem dúvidas de como vender seus cursos online, deixe seu comentário contando sua experiência ou suas dúvidas para que possamos ajudá-lo.

Um grande abraço!

  1. Wellighnton, Como sempre a CGD zela muito por seus parceiros, pois sua preocupação com a formação é continuada. Parabéns a toda a equipe CGD e o meu muito obrigado!

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