Press "Enter" to skip to content

Como melhorar suas vendas dentro do mercado digital

Wellinghton Camargo 0

Olá,

A internet trouxe muitos benefícios além da acessibilidade e praticidade, marcas se ergueram por meio de redes sociais e áreas como o marketing escolar e outras se estabeleceram de forma sólida neste meio.

Usar estratégias de marketing digital e todas as ferramentas disponíveis nas redes para alcançar os seus resultados, é indispensável. São elas que ajudaram o seu negócio a tomar uma proporção ainda maior.

Por isso, preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre marketing digital e suas estratégias, além de dicas eficazes para tornar o seu negócio um verdadeiro sucesso.

O que é marketing digital?

Marketing digital é a função de divisão de estratégias dentro do meio digital, ou seja, da internet.

As redes sociais são as grandes protagonistas, já que elas reúnem tudo o que é necessário para se ter boas vendas: ferramentas importantes e clientes.

Por meio do marketing digital você consegue alavancar as suas vendas de forma surpreendente, seja o seu negócio sobre equipamentos de cozinha industrial ou um curso profissionalizante de gestão.

O marketing digital reúne estratégias muito eficazes que te ajudarão neste processo, e é sobre elas que vamos abordar a partir de agora.

Quais os benefícios das estratégias digitais?

Dentre milhares de benefícios conquistados através com o marketing digital para o seu empreendimento (seja ele uma escola ou outro tipo) os que mais se destacam são:

  • Custos reduzidos;
  • Facilidade em obter métricas;
  • Desenvolvimento da marca;
  • Resultados em tempo real;
  • Maior engajamento;
  • Construção de uma audiência qualificada;
  • Maior segmentação;
  • Gera autoridade.

Esses são apenas alguns dos vários benefícios que o marketing digital dispõe para quem o utiliza.

Estratégias para alavancar as suas vendas

Agora que você já sabe o conceito de marketing digital, vamos abordar algumas das estratégias mais usadas e eficazes para aumentar o número de vendas do seu produto ou serviço.

  • Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo se trata da informação gerada pelo profissional e oferecida de forma gratuita para seus clientes.

O marketing de conteúdo não é focado diretamente nas vendas, mas faz toda a diferença durante a jornada do seu clientes.

O foco do marketing de conteúdo é fazer com que você produza conteúdos de qualidade e valor para os seus possíveis clientes, agregando informações relevantes e conhecimento que irão ajudá-los a solucionar problemas.

Você pode colocar o marketing de conteúdo em prática através de blogs e redes sociais, produzindo textos ou vídeos falando sobre algo interessante relacionado ao seu nicho.

Por exemplo, produzir um post falando sobre os benefícios dos postos de coleta de lixo eletrônico ou um vídeo explicando os temas de estudos que mais caem em vestibulares e concursos públicos.

O meio digital não escolhe áreas, produtos e nem empresas, você pode falar sobre o que quiser, desde que isso acrescente algo de bom a vida do seu leitor ou ouvinte.

Produzindo esses tipos de conteúdos, fica muito mais fácil dos seus clientes constituem um relacionamento com você e confiarem no seu trabalho por já o conhecerem, tornando ainda mais fácil a decisão de compra do usuário.

  • Presença nas redes sociais

Este tópico pode se parecer muito com o anterior, mas possui as duas diferenças em relação a processo, e principalmente, a resultados.

Enquanto o marketing de conteúdo foca apenas em produzir materiais educativos, a presença nas redes sociais se trata da relação e comunicação da sua empresa com o seu cliente.

Por isso, postar algo nas redes sociais da sua marca todos os dias fará uma grande diferença no seu relacionamento com seus seguidores, gerando mais intimidade e confiabilidade entre eles e você.

Uma boa dica é utilizar as ferramentas de comunicação que a maioria das plataformas fornecem hoje.

Você pode abrir uma caixa de perguntas sobre as dúvidas das pessoas em relação a um gabinete personalizado ou uma enquete sobre qual curso de graduação é mais difícil.

Estar ativo nas redes sociais é necessário para atrair novas pessoas e manter um relacionamento constante com o público que você já tem, tornando a troca entre vocês ainda maior.

  • Anúncios pagos

Outra ótima dica é investir em anúncios pagos por meio das plataformas digitais, ou seja, pagar para que elas divulguem o seu trabalho para as pessoas que utilizam aquela rede.

Alguns exemplos são:

  • Facebook Ads;
  • Instagram Ads;
  • Google Ads;
  • Twitter Ads.

Através desses anúncios você consegue fornecer serviços como um cirurgião plástico de confiança ou um curso de inglês para quem quer aprender o novo idioma em 1 ano.

Investir neste anúncio pode gerar resultados surpreendentes para a sua empresa e otimizar um grande tempo da sua equipe, que passaria horas fazendo este tipo de trabalho.

  • E-mail marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias mais usadas hoje em dia e geram resultados muito positivos.

Ele se trata do disparo de e-mail para possíveis clientes que podem se interessar pelo seu produto ou serviço.

Neste e-mail você pode abordar desde assuntos informativos, como: “Descubra qual o cirurgião plástico de confiança” ou até mesmo descontos, promoções e sorteios de cursos educativos para seus clientes.

A base de e-mail precisa ser contida de forma natural, ou seja, nada de comprar uma base de e-mail para realizar esta estratégia.

Para isso, você pode criar uma aba de questionários, recomendações e newsletter no seu blog.

Os usuários que optarem por isso deverão colocar o seu e-mail, e assim, você terá acesso a e-mail válidos para contato.

Essas são as estratégias mais usadas em negócios digitais e que mais apresentam resultados, alavancando as vendas e a visibilidade de marcas no mercado.

Dicas extras

Além das estratégias apresentadas acima, preparamos algumas dicas extras e orientações sobre pontos muito importantes e que não podem faltar no seu negócio.

  • Tenha um planejamento de marketing

O planejamento de marketing é um documento que possui todas as informações, passos, ações e planos da sua empresa a curto, médio e longo prazo.

O planejamento precisa obter metas e objetivos concretos, além das formas das quais você e sua equipe irão utilizar para chegar nesses resultados.

Seja o planejamento para abrir um consórcio de carros usados ou para lançar um curso online de gestão empresarial, o planejamento é extremamente importante para dar um norte e guiar a sua equipe para o resultado esperado.

  • Saiba quem é o seu público-alvo

Público-alvo é um grupo formado por determinadas pessoas que se interessam pelo tipo de assunto que o seu produto abordar, e provavelmente, podem se tornar futuros clientes.

Definir o público-alvo é muito importante para te ajudar a saber para quem o seu conteúdo e serviço irá chegar, quais são as pessoas que o querem e qual o perfil delas, para que você possa continuar atraindo mais pessoas com estes gostos.

Através de pesquisas e questionários no seu blog ou até mesmo nas redes sociais, você consegue saber se o seu público se interessa por médico em campinas ou por dicas de como estudar bem em casa e sozinho.

Essas pequenas informações te ajudarão a entender a personalidade do seu público, para criar produtos e serviços que supram as suas vontades e seus desejos.

  • Tenha uma boa equipe por perto

Saber quem está ao seu lado durante os momentos bons e ruins faz toda a diferença na produtividade e desempenho das suas vendas, por isso, contrate e qualifique profissionais com um olhar humano e inovador sobre o mercado.

Seja a equipe que faz a administração de condomínio ou a que planeja roteiros para uma aula sobre investimentos, seus colaboradores precisam entender o real significado do seu negócio e a importância deles para tudo acontecer.

Ter pessoas com os mesmo objetivos e metas que as suas faz toda a diferença para que a equipe chegue aonde pretende, com muito esforço e união.

Essas dicas são as mais fundamentais para te ajudar a construir um ambiente de trabalho leve e produtivo para você e seus colaboradores.

Lembre-se sempre da importância dos seus clientes dentro do seu negócios, são eles que permitem que a sua marca exista e são eles que podem perpetuar o sucesso da sua empresa.

Muito mais do que vender, é necessário educar o seu público e oferecer conteúdos de valor e qualidade que realmente farão a diferença em suas vidas.

Considerações finais

Esperamos que este artigo tenha sido claro e objetivo para você e sua equipe, que a maioria das suas dúvidas relacionadas a vendas dentro do mercado digital tenham sido esclarecidas.

Nunca se esqueça de que além de números, você trabalha com pessoas, e elas precisam de relacionamento e comunicação para confiarem em você e no seu trabalho.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *