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Como estruturar uma equipe de Vendas de Alta Performance

As empresas, independente do tamanho e segmento, precisam e querem vender produtos e/ou serviços. As vendas estão diretamente relacionadas com o marketing e os objetivos de marketing e vendas são comuns. Podemos destacar os principais: aumentar o faturamento e lucro, potencializar a participação de mercado, divulgar a marca e a empresa, fidelizar alunos e funcionários e etc.

Marketing pensa no produto, no longo prazo, na criação de valor. A missão do marketing é construir a marca. Atrair e reter alunos. Criar e implantar estratégias que solidifiquem e expandam a posição da empresa no mercado. O marketing vive em função do consumidor, da criação e da satisfação das expectativas e necessidades do aluno.

Vendas pensa na transação comercial, no curto prazo, em realizar o negócio. A missão de vendas é buscar o resultado. Cumprir e superar a cota do mês. Gerar fluxo de caixa. As vendas vivem em função do comprador, das matrículas e do pagamento (primeira mensalidade). Venda valoriza muito o relacionamento pessoal, no nosso caso, com os alunos e seus responsáveis.

Todas as empresas pequenas, médias ou grandes, precisam ter foco em marketing e vendas juntos.

Antes de montar uma equipe de vendas a empresa precisar ter um planejamento bem definido e estruturado. O planejamento é o material escrito para orientar os funcionários na execução de ações com tudo detalhado e com os direcionamentos definidos. No caso de empresas da área de educação, com foco em aumentar os lucros através de novas captações de alunos e fidelização. É um material de gestão que deve ser utilizado e atualizado sempre que possível, pois permite analisar o mercado, adaptando-se as suas constantes mudanças e avaliando as novas tendências. Por meio deste material é possível os sócios e gerentes acompanharem os resultados, definir e redefinir metas.

No planejamento é importante também estruturar como será a liderança e a gestão, lembrando que a liderança mantém foco em influenciar pessoas a alcançarem os resultados (metas da empresa) e a gestão no desenvolvimento, implantação, acompanhamento e adaptações dos processos.

Toda equipe tem um líder e todo líder precisa

1 – Transmitir confiança para equipe.
2 – Gerar pró atividade na sua gestão.
3 -Elogiar bom desempenho em público.
4 -Orientar (criticar) em particular.
5 -Transformar o ambiente em um local positivo e produtivo.
6 -Saber reter e valorizar os talentos.
7 -Acreditar e investir na equipe.

Os principais passos para estruturar uma equipe de vendas de alta performance

  • Definir o perfil ideal da vaga (características e comportamento).
  • Entrevistar: telefone, dinâmica em grupo, presencial individual e teste final.
  • Definir metas alcançáveis e dar as ferramentas necessárias (CRM).
  • Acompanhar os resultados e ajustar os pontos fracos imediatamente.

10 dicas para começar ainda hoje

1 -Faça um recrutamento profissional e com planejamento. Contrate uma agência de emprego que faça a seleção.
2 -Defina e contrate o profissional com o perfil certo. Não tenha pressa!
3 – Ofereça uma remuneração diferenciada com comissões e premiações para ter vendedores diferenciados.
4 – Invista em treinamentos no período de experiência e também pós experiência para reciclagem e motivação do time de vendas.
5 – Comece com apenas um vendedor. Dê um passo de cada vez.
6 – Dê ferramentas de trabalho e controle (Sistema de CRM, cartão de visita, caneta, calculadora, máquina de cartão de crédito e débito e etc).
7 – Defina metas alcançáveis e acompanhe os resultados diariamente.
8 – Seja você o seu melhor vendedor e motive o seu time de vendas com exemplos.
9 – Contrate por competência e também por atitude. E não pela amizade.
10 – A cada 10 contratações, você terá um ótimo vendedor. Não desista, seja persistência e tenha foco a médio e longo prazo.

Como divulgar uma vaga de vendedor para a sua escola

PERFIL PARA NOVA VAGA DE VENDEDOR DE CURSOS

Cargo: Vendedor
Sexo: indiferente Idade: mínimo 18 anos Idioma: não exigido
Descrição das atividades:
Vendas (novas matrículas) de cursos livres interno e externo através de prospecção de clientes (venda ativa), gerenciamento (CRM), relatórios semanais para o gestor, desenvolver e buscar parcerias com as empresas locais e colégios públicos e particulares e desenvolvimento e apresentação de sugestões de campanhas de marketing e vendas.

Principais desafios:
Concretizar vendas (matrículas de alunos) saudáveis, satisfeitos e conscientes da decisão. Trabalhar motivado e satisfeito com os desafios diários de ser vendedor e surpreender os novos clientes com um atendimento diferenciado.

Pré-requisitos:

  • Ter Concluído o ensino médio
  • Experiência em vendas.
  • Experiência em vendas por telefone e de cursos livres é um diferencial.
  • Ambição para ganhar dinheiro e gostar de pessoas é fundamental.
  • Ser pró-ativo e criativo.
  • Morar próximo ao local de trabalho é um diferencial.
  • Conhecimento de informática em Word, Excel e Power Point.
  • Ter Certificado de Reservista para o sexo masculino.
  • Características pessoais: Boa dicção, bom uso língua portuguesa, assertividade, pró-atividade e dinâmico.
  • Competência: Empatia, facilidade de trabalho em grupo, resiliência e agilidade.
  • Remuneração: Salário: R$ 1.180,00 (piso da convenção coletiva de trabalho 2016/2017 do Sindelivre) Carga horaria: 44 horas semanais
  • Benefícios: previstos pela legislação e sindicato
  • Comissão: 50% da primeira mensalidade de cada aluno novo após a quinta matricula.
  • Premiação: metas semanais ou mensais com prêmios.

Em caso de dúvidas consulte a equipe da CGD.

Sucesso e ótimas vendas!

Jaques Grinberg
Palestrante Coach