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Como definir seu público ideal de cliente?

Tem dúvidas sobre seu público ideal? Não saber exatamente quem é seu público ideal acaba dificultando o alcance de bons resultados na divulgação de seus cursos, por exemplo.

Uma vez que, a equipe não sabe qual é o perfil de cliente que está buscando para fazer uma divulgação eficiente do material online e até mesmo presencialmente.

Afinal, sem saber qual é o público-alvo, a escola perde referência na hora de divulgar seus cursos. Para evitar que isso ocorra em sua instituição de ensino, nós vamos te explicar mais sobre como fazer essa definição.

Cada curso tem um público ideal e isso precisa ser definido

Antes de mais nada, é importante destacar que uma escola profissionalizante tem diferentes tipos de cursos e cada um deles deve ser trabalhado individualmente.

Justamente por ser um material que tem um objetivo específico que atende um grupo de pessoas com características específicas.

Um curso de Excel não é necessariamente voltado para o mesmo público de um curso de design gráfico avançado. Percebe que geralmente quem estuda Excel deseja administrar um negócio, enquanto quem estuda design gráfico quer atuar em uma grande agência ou desenvolver seu próprio negócio de publicidade.

É impossível ter bons resultados trabalhando como se ambos os cursos fossem atingir as mesmas pessoas e gerar elevado número de matrículas.

Talvez por não ter clareza de seu público, você está tendo dificuldade de fechar novas matrículas presenciais e online com suas postagens impulsionadas.

Agora que entendemos a importância de saber qual é o público específico a ser atingido para ter mais matrículas em seus cursos, nós vamos te ensinar agora como identificar qual é esse público.

Passos para definir seu público ideal de cliente

Listamos alguns passos importantes para que consiga definir seu público ideal de cliente para cada curso, confira o passo a passo e aplique em cada curso oferecido para que tenha mais sucesso na abordagem de vendas:

1.      Conheça o mercado do curso em questão

O curso desenvolve quais habilidades? A partir da formação, o aluno conseguirá atuar em que área? Observe esses fatores para que você consiga compreender com qual mercado está lidando.

Essa pesquisa terá total influência na comunicação que é necessária para turbinar as vendas de seu curso.

2.      Saiba o que os alunos estão buscando

É natural que a resposta mais óbvia seja “formação de qualidade para conquista de vagas de emprego”. No entanto, não é apenas essa a necessidade de quem busca uma escola profissionalizante.

Para descobrir os dados necessários, vale a pena até mesmo passar uma pesquisa interna com seus alunos atuais.

É possível perceber respostas plurais como a busca dos pais por uma formação para garantir o futuro dos filhos, por exemplo.

É interessante observar quais são essas demandas que os alunos trazem, para que a escola possa conhecer mais profundamente seu público-alvo e a partir de então, traçar as estratégias corretas.

Se a escola tem majoritariamente um público que busca ter um contraturno para os filhos, visando que eles estudem e possam ter o melhor currículo no futuro, a comunicação deve ser direcionada para os pais.

Dessa forma, haverá maior venda de matrículas justamente por garantir que os pais conheçam a proposta e queiram fechar o negócio melhorando a formação de seus filhos no horário que eles possuem após as aulas da escola regular.

3.      Determine o perfil percebido

Após pesquisar profundamente o público que já atende, sua escola terá um direcionamento e diversos insights.

É hora de usar essas informações para traçar um perfil bem detalhado de quem está fazendo matrículas na escola.

É útil entender a motivação, idade, qual curso esse público busca e outros detalhes disponíveis em seu banco de dados a partir da matrícula do aluno. Para que possa ter uma estratégia específica para cada curso.

Detalhe: idade, gênero, motivação da pessoa ao buscar o curso, qual curso a pessoa faz, se a matrícula é paga por ela ou precisa convencer os pais, região onde essa pessoa mora, etc.

Lembre-se que, quanto mais dados relevantes são reunidos sobre o perfil de alunos em cada curso da instituição, melhor. Essas informações serão úteis na hora de direcionar a comunicação para atrair novos alunos para sua escola profissionalizante.

4.      Esteja disposto a fazer testes

Após identificar um perfil possível de eventual público ideal, é necessário estar disposto a fazer testes. De modo que, você possa perceber quais são os públicos que trazem mais resultado em suas campanhas.

Suponha que no curso de Excel, foi percebido que sua escola atende jovens que procuram o curso por conta própria na faixa de 17 a 21 anos, assim como, pais de adolescentes que buscam o curso para os filhos.

É indicado fazer teste de propaganda com linguagem apropriada para cada perfil. De modo que, possa monitorar qual é o público que apresentará o melhor resultado, quais são os ajustes possíveis na campanha e, aos poucos, aperfeiçoar a sua divulgação.

Método interativo para driblar barreiras do público ideal

É muito comum que a escola tenha todo um trabalho de conquista e divulgação de conteúdo para novos clientes. E na hora de fechar a matrícula, a falta de turmas montadas para iniciar o curso é um impeditivo.

Para driblar esse problema e garantir novas matrículas todos os dias, vale a pena oferecer cursos pautados no método interativo.

Dessa forma, seus alunos não precisam aguardar a formação de turmas para que possam começar a estudar.

Basta apenas querer fazer o curso e começar a dominar o material a partir da matrícula. Cada aluno segue o seu próprio ritmo e sua equipe de vendas apresenta resultados com novos alunos conquistados todos os dias.

Aproveite que agora já sabe como trabalhar o público ideal de cada curso, para que tenha uma comunicação eficiente e que te ajude a ter novos alunos diariamente.