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5 Gatilhos mentais para usar em suas vendas

Gatilhos mentais são de extrema importância em absolutamente todos os processos de vendas. Tendo em vista que, são responsáveis por impulsionar a pessoa a efetuar uma aquisição sem racionalizar muito sobre sua compra.

Por isso, todos os setores podem se beneficiar ao treinar a equipe de vendas para usar corretamente os gatilhos mentais, inclusive, as escolas profissionalizantes.

Que podem usar a técnica para aumentar expressivamente o número de matrículas oferecendo formação de qualidade para os novos alunos.

Nós listamos 5 gatilhos mentais que sua equipe pode começar a usar nas vendas a partir de agora, confira quais são eles!

Entenda o que são gatilhos mentais

Antes de mais nada, é importante considerar o que são os gatilhos mentais. Eles são estratégias usadas para que o cérebro tome a decisão de compra de forma impulsiva.

Tendo em vista que, muitas das decisões tomadas pelas pessoas são automatizadas pelo cérebro não avalia criteriosamente tudo que decide ao longo do dia.

Portanto, o gatilho mental é uma técnica de persuasão que é usada na negociação para incentivar a pessoa a fazer a compra. Nós listamos 5 gatilhos mentais para usar em suas vendas, são eles:

1.      Autoridade

O gatilho mental da autoridade ajuda seu potencial cliente a entender que está fazendo a melhor escolha ao optar por sua escola com o objetivo de fazer o curso mais interessante do mercado.

Trabalhar a autoridade da escola é importantíssimo para que possa ter um poderoso argumento de venda.

Afinal, todo contratante deseja estudar na escola que é inovadora, líder de mercado e que tem reconhecimento das empresas, que buscam profissionais egressos daquela escola.

Portanto, trabalhar a autoridade da escola é uma ferramenta poderosa para ter inúmeros novos alunos conquistados pelo gatilho de autoridade.

2.      Confiança

Ao conquistar a confiança do consumidor, sua escola tem mais chances de conquistar matrículas com facilidade.

Uma vez que, nenhum cliente deseja ter relação com empresa que não é confiável. É preciso ser transparente e prometer apenas o que pode cumprir, para que o consumidor se sinta confiante de comprar tudo aquilo que é oferecido pela empresa.

Com dedicação e transparência, a empresa constrói uma ótima reputação e isso impacta positivamente no número de matrículas conquistadas.

Ter alunos satisfeitos que avaliam a escola positivamente é útil para construir essa confiança necessária para atrair novos clientes.

3.      Urgência

Um curso em promoção, por exemplo, pode despertar o gatilho da urgência. Que incentiva a pessoa a tomar a decisão rapidamente para que não perca uma oportunidade incrível.

Ter promoções esporádicas que parecem incríveis e que não se repetem com frequência é um argumento importantíssimo para ativar o gatilho de urgência.

Ações na Black Friday, dia do estudante e datas comemorativas específicas são úteis para contribuir com o aumento esporádico das matrículas.

Sendo interessante fazer uso dessas estratégias em períodos nos quais as matrículas habitualmente diminuem.

4.      Novidade

Excelente para as escolas, a novidade desperta o interesse especialmente daqueles egressos de sua instituição e que já conhecem a qualidade dos cursos.

Querer ser o primeiro a se formar no curso, querer ser informado de novidades e aproveitar toda a estrutura de uma escola que já conhece e gosta é natural do ser humano.

Por isso, o gatilho de novidade é importante para entrar em contato com ex-alunos e garantir que consiga conquistar novas matrículas entre eles.

Afinal, são pessoas que já conhecem o modelo de ensino da escola e a qualidade oferecida pelo método interativo.

Garantindo que seja muito mais fácil converter egressos em novas matrículas ao anunciar as novidades da escola.

5.      Curiosidade

Outro fator que pode ser muito bem utilizado é o gatilho de curiosidade. Em especial para abordagens virtuais.

O consumidor pode ser muito estimulado pela curiosidade. Com mensagens como “sabia que estamos com novidades?” enviar mensagens desse tipo estimula a curiosidade e o desejo de consumir.

É nisso que se baseiam os trailers de filmes, por exemplo, que dão uma degustação para gerar o desejo de continuar assistindo o restante do filme.

O mesmo pode ser feito com cursos EAD, é possível liberar o primeiro capítulo para que o aluno conheça o curso e seja estimulado a continuar aprendendo.

Gatilhos podem ser usados em vendas presenciais e por WhatsApp

As vendas de novas matrículas podem ser feitas baseadas em gatilhos mentais em todas as plataformas onde o cliente tem contato com a instituição.

A descrição dos cursos em seu site pode ser estrategicamente montada com gatilhos mentais. Assim como o discurso de sua equipe de vendas pode ser treinado para a abordagem presencial usando gatilhos mentais.

É importante ser estratégico nesse processo, para não insistir em gatilhos que acabam não funcionando. Todo aluno sabe que os cursos estão disponíveis diariamente para novas matrículas.

Portanto, tentar um gatilho de escassez, por exemplo, pode ser um tiro pela culatra. É importante sempre considerar todos os fatores para que possa ser assertivo na abordagem e evitar repelir o cliente ao invés de atrair.

Método interativo de ensino impulsiona as vendas

Outro fator importante de ser considerado é que o aluno pode ter ótimos resultados a partir do método interativo de ensino presencial ou EAD.

Dessa forma, o aluno que acabou de fazer a matrícula terá acesso imediato ao curso. Possibilitando que comece a estudar na hora e no ritmo que é mais compatível com sua rotina.

Portanto, é um método que impulsiona as vendas de matrículas, garantindo que os alunos não tenham dificuldades de estudar por causa de uma agenda complicada. Aproveite que você já sabe mais sobre gatilhos mentais para usar na venda de matrículas e impulsione os resultados de sua equipe de vendas na escola profissionalizante.