fbpx

Me fale um pouco mais sobre você?!

Olá Empreendedor(a) Educacional,

Você já passou pela experiência de ter que falar um pouco sobre você? Seja em um momento da nossa carreira, que temos que apresentar nosso trabalho, seja um momento no início dela onde passamos por um processo seletivo em que muitas vezes respondemos “Fale três qualidades sobre você”; ou em uma roda de amigos, em uma conversa, enfim…. Estamos abertos a esse tipo de situação a qualquer momento; como é mais fácil falar das habilidades e qualidades das pessoas ao invés de falarmos sobre as nossas!

Tenho uma amiga, que acompanhei todo o processo da sua carreira, ao longo de 10 anos de uma amizade que começou através de uma relação de trabalho e hoje tenho o presente de tê-la em minha vida como uma grande amiga! Em uma conversa falávamos sobre carreira, sonhos, projetos realizados, crescimento, e mencionei o quanto eu a admirava por tudo que ela acreditava e até aqui conquistou, o quanto é incrível estar ao lado de uma pessoa de sucesso e nesta conversa fui surpreendida pois as suas palavras foram quase as mesmas para mim, ela me disse o mesmo sobre a sua admiração por mim, sobre o orgulho que sentia em ter uma amiga de sucesso, empresária que construiu uma história baseada apenas em um sonho e muita coragem.

Quando recebi aquelas palavras, fiquei pensando em toda a minha trajetória, dedicação e foco ao estabelecer minhas metas pessoais e objetivos mas nunca tinha pensando como as minhas habilidades, características de personalidade e talentos contribuíram para que isso fosse possível. Não pensamos com frequência sobre os nossos talentos, e como podemos usá-lo de forma produtiva ao nosso favor!

Desde esse momento que tivemos comecei a pensar mais sobre isso, a pensar propositalmente no que eu era realmente boa, não apenas o que eu tinha muito prazer em fazer, como um dom natural, mas o que faço muito bem, o que acabei desenvolvendo ao longo da minha carreira, todas as competências que aprimorei, que desenvolvi e a forma como elas faziam parte de mim hoje, e me dei conta de que somos mutáveis a medida que nos permitimos mudar, evoluir, mas e se agora eu olhasse para isso de uma forma consciente? E se a partir de hoje eu realmente me dedicasse a ter esta mudança de forma dedicada e focada?

Comecei a buscar as habilidades que eu reconhecia em mim, e a avalia-las:

Um exemplo:

** PM: Prioridade de Melhoria.

 

Consegui mapeá-las, olhar para elas e reconhece-las foi um momento importante para saber quais delas me fizeram alcançar muitos sonhos, mas eu precisava ir além disso, se eu pudesse entende-las melhor? Com isso fazer com que elas contribuam com outros resultados? Com certeza seriam incríveis! Pensando nisso comecei a buscar ferramentas que pudessem contribuir de forma efetiva pra minha busca, até que conheci os estudos de Daniel Goleman.

Daniel Goleman fala muito sobre habilidades (competências), inteligências aplicadas a nossa evolução e desenvolvimento pessoal, seu estudo nos permite entender que temos inúmeras habilidades, e como podemos reconhece-las e aprimorá-las.

 “Enquanto a inteligência emocional determina nosso potencial para aprender os fundamentos do autodomínio e afins, nossa competência emocional mostra o quanto desse potencial dominamos de maneira que ele se traduza em capacidades profissionais”.

Daniel Goleman

Além de proporcionar em seu estudo esses aprofundamentos sobre inteligência, ele nos permite pensar em como podemos desenvolver tais habilidades? Como aprimorar minhas inteligências e entender minhas emoções de forma mais equalizada?

Após alguns destes questionamentos, iniciei uma busca pessoal para tornar isso aplicável a minha vida,  até que em um treinamento esta ferramenta chegou até mim através de um amigo, algo de fácil aplicação; que fazia todo o sentido para mim, que nos permite entendermos mais profundamente nossas competências, nossas limitações, nossos pontos fortes e nossos pontos de melhoria de uma forma tangível, mas com um grande poder, nos mostrar como somos bons em muitas coisas, como temos pontos que podemos nos dedicar a melhorar e tudo o que envolve estes resultados.

Análise Swot Pessoal:

Além das minhas habilidades, tive que reconhecer em mim as minhas fraquezas, onde muitas vezes preferimos não trabalhar em nós, ou não darmos muita atenção, mas as nossas fraquezas podem intervir de forma negativa ao nosso desenvolvimento, as vezes não de forma consciente e clara, mas como algumas crenças limitantes ou auto sabotadores que não enxergamos a sua existência, mas que agem como mecanismos de defesas recalcados a uma situação que vivenciamos que não foi positiva, mas que de alguma forma nos marcou e está ali. Além de todas as nossas questões internas, temos os fatores externos que nos influenciam diretamente ou podemos influenciar nossas circunstâncias, identifica-los é extremamente importante para trabalharmos todas as possibilidades que os envolvem buscando a melhor maneira de alcançar o seu objetivo proposto.

Quero te fazer um convite, experimente olhar para você de forma verdadeira, pegue um papel e uma caneta e faça a sua avaliação! Seja o mais sincero possível com vocês mesmo, se dedique a você neste momento! Após ter a sua matriz swot pessoal preenchida, olhe para o que você preencheu, confira se você colocou todas as informações que eram possíveis no papel.

Agora e se eu te dizer que você pode ir além deste preenchimento? Além do seu mapeamento? Agora você sabe exatamente o que você tem em você a seu favor e o que você precisa desenvolver, aprimorar. Neste momento você tem duas opções:

  • Reconhecer todos os seus pontos e aceita-los.
  • Reconhecer todos os seus pontos e transforma-los.

Minha pergunta para você, você pode me falar um pouco mais sobre você?

Pense, reflita e principalmente, vá além!

Um grande abraço,

Marcele Pereira
Professional Coach e Sócia-proprietária na empresa Sete Quality Standard
Formada em Marketing, Gestão Comercial e Estratégia de Negócios
Pós-graduada em Psicanálise, com especialização em Neurolinguística