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WhatsApp para Empresas já chegou no Brasil

Olá Empreendedor(a) Educacional,

Faz quase três anos que estudo, aplico e faço treinamentos e palestras sobre o uso do WhatsApp como ferramenta de vendas e fidelização de clientes. Segundo uma pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, 74% dos usuários ativos do WhatsApp no Brasil têm interesse em se comunicar com marcas ou empresas pela plataforma de mensagens.

Os alunos estão cada vez mais exigentes e as empresas (escolas), principalmente as pequenas, precisam ficar atentas as mudanças. Os alunos cada vez mais…

  • Pesquisam duas, três ou mais escolas antes de matricular-se.
  • Sabem o que querem comprar, qual o curso.
  • Buscam relacionamento através de um atendimento Gourmet.
  • Exigem um atendimento pós venda.
  • Possuem nova comunicação, como por exemplo o uso do aplicativo de mensagens WhatsApp.
  • Querem agilidade na compra, no pagamento e no recebimento do produto.

Como especialista e consultor em vendas, a maior preocupação no uso desta ferramenta é a falta de preparo dos profissionais. É uma ferramenta poderosa de apoio em vendas, suporte e fidelização de clientes, mas não pode ter o mesmo “fim” que teve o telemarketing. Os consumidores têm medo de deixar o número de um telefone em uma loja, não querem receber ligações de profissionais “robotizados” ou despreparados.

O Facebook pagou 16 bilhões de dólares para adquirir a aplicativo WhatsApp e lançou no Brasil no dia 25 de janeiro o WhatsApp Business. Um aplicativo novo já disponível no Brasil, por enquanto apenas para o sistema operacional Android com foco para atender quem mais precisa – as pequenas empresas. E o melhor, é gratuito! Mas ninguém sabe dizer ainda, se alguns recursos serão pagos no futuro, como é feito nas páginas de empresas no Facebook para impulsionar anúncios.

As principais funções deste novo aplicativo são:

  • Facilita a interação com os clientes, gerando confiança.
  • É possível automatizar através de respostas automáticas e prontas, facilitando e oferecendo agilidade aos clientes. Por exemplo para habilitá-las em dias que a loja estará fechada como feriados, domingos e fora do horário de funcionamento.
  • Os clientes terão acesso as informações comerciais do seu negócios, como por exemplo, descrição da empresa, endereço da loja, e-mail e site.
  • Você poderá desenvolver respostas rápidas ou até mensagens que vendem ou perguntas que vendem, para reutilizá-las para responder as perguntas mais frequentes.
  • Para a gerência e vendedores, o novo aplicativo oferece também estatísticas do fluxo de mensagens com gráficos. Será possível ter acesso aos resultados de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas.

Para quem já usa ou deseja usar o WhatsApp ou WhatsApp Business em vendas, escrevo seis regras poderosas para potencializar os seus resultados.

1º Use o aplicativo para relacionar-se com os clientes
A venda deve ser consequência. Para uma loja de shopping, por exemplo, podem informar os clientes sobre eventos que acontecem na região, lançamento de filmes no cinema do shopping, melhores horários para encontrar vagas no estacionamento e a origem das datas comemorativas como a Páscoa, dia do consumidor, dia das mães e outras. Ao lembrar das datas comemorativas, os clientes lembram que precisam comprar presentes. No caso de uma escola, ofereça conteúdo relevante sobre os cursos que você oferece, existentes no seu portfólio. Para o aluno que acabou de fazer a matrícula, tenha um cronograma de mensagens para enviar até o primeiro dia de aula, o aluno deve ter a sensação que você está preocupado com ele e não apenas com novas matrículas.

2º Só envie mensagens se o motivo for de interesse do destinatário
Se a finalidade é relacionamento, a mensagem tem que de alguma forma, parecer personalizada. Uma das dicas é criar a lista de transmissão separando os clientes pelo sexo, masculino e feminino, perfil de interesses ou por frequência de visita ao seu comércio. Quanto melhor o filtro, mais personalizada as mensagens serão.

3º Texto profissional
Cuidado com o uso de gírias, “memes”, assuntos polêmicos, imagens e outros. O texto deve ser profissional e isso não quer dizer formal. Antes de enviar leia duas ou mais vezes e peça para um colega também ler e revisar, além de sugerir mudanças. Escreva da forma como o desejado pelo perfil dos seus clientes.

4º Foco no objetivo
O objetivo principal do relacionamento via aplicativo é manter o cliente informado sempre com foco em possibilidades para vir pessoalmente na sua loja, empresa ou consultório. Fidelizando os clientes através de uma interação fácil e ágil e que todos estão conectados.

5º Faça como os Vendedores Coach
O Vendedor Coach não vende, ajuda os clientes a comprarem. Trazendo informações de interesse dos clientes, quando eles precisarem comprar algo, eles irão tomar a iniciativa. Por exemplo um escritório de advocacia que mantem os clientes informados sobre mudanças nas leis, precauções para evitar problemas futuros entre outros, quando o cliente precisar de ajuda irá procurar o escritório através do WhatsApp – pela facilidade e também pelo relacionamento. A venda é consequência.

6º A comunicação é uma mão de duas vias – vai e volta
Esteja preparado para responder as mensagens enviadas. Tenha um profissional preparado e pronto para atender os clientes via aplicativo. Quando recebemos uma mensagem interessante e do nosso interesse, respondemos agradecendo ou perguntando mais sobre o assunto. Alguns clientes irão compartilhar esse conteúdo, então, insira no meio da mensagem ou na assinatura o nome da sua empresa.

É preciso fazer diferente para fazer a diferença! Os clientes querem ser surpreendidos.

E ainda, para aproveitar ao máximo os recursos e manter o profissionalismo, é possível usar o aplicativo no computador a partir do Web WhatsApp, um sistema de espelhamento do aplicativo do celular. A agilidade de escrever os textos e interagir pelo computador aumenta o profissionalismo e diminuem as chances de escrever com gírias, abreviações e emotions.

Veja alguns exemplos de mensagens da empresa JGC:

  • Imagine ter um hobby que faz bem para a saúde e não é academia… Responda QUERO para descobrir qual é este hobby.
  • Hoje é sexta-feira e já são 10h. Responda SIM para receber uma dica poderosa sobre a importância para o cérebro de fazer cursos.
  • Oportunidade! Conversei com o meu gerente e consegui algo especial para você garantir a sua matrícula. Consegue voltar para conversarmos?
  • Obrigado por sua visita! Eu sei que você também gostou do outro curso e por este motivo posso guardar uma vaga para você com desconto até amanhã ou sábado?
  • A sua aula está confirmada para amanhã às 14h. Podemos aproveitar para agendar uma aula experimental do nosso novo curso?
  • Faltam 10 dias para o aniversário do seu filho e temos condições especiais para o presente. Podemos esperar a visita dele durante a semana ou no sábado?
  • Novidade! Hoje é sábado e já estamos prontos para a sua aula às 15h. A sua preferência é reservar uma aula experimental para um amigo ainda hoje ou para o próximo sábado?
  • Hoje é um dia muito especial, o seu aniversário. Parabéns! Felicidades e saúde! São os nossos votos, da JGC Cursos.

Pratique e aplica para obter ótimos resultados com o WhatsApp em sua empresa (escola), você irá se surpreender!

Tenha uma excelente semana!

Um grande abraço,

Jaque Grinberg
Palestrante Coach