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Você sabe receber um feedback?

Wellinghton Camargo 0

Olá Empreendedor(a),

Você sabe receber um feedback? Como você reage aos elogios e críticas?

Em todas as áreas de nossas vidas, recebemos feedback, seja ele positivo ou negativo e a ideia
desse texto é dar algumas sugestões para que consiga desenvolver essa habilidade de receber
feedbacks.

O que é feedback?

“Feedback é toda a informação específica referente a um determinado comportamento ou
desempenho, que encoraja uma pessoa a melhorá-lo, reforçá-lo ou desenvolvê-lo.” (Bee 2000)

A ideia de quem dá o feedback é ajudar a outra parte entender seu desempenho para que
alcance o objetivo, seja ele pessoal ou profissional. Na questão profissional, receber um
feedback é de suma importância para o desenvolvimento da carreira, uma vez que esse
retorno, serve como um norteador, dando a possibilidade de saber onde precisa melhorar e os
quais precisa manter em bom nível.

Primeiro vamos falar dos feedbacks positivos: é importante saber receber elogios, agradecer e
manter o bom nível, pois eles enchem nosso ego, sabemos que estamos no caminho certo,
porém é preciso trabalhar essa manutenção ou evolução, pois se o feedback não provocar
mudanças, o risco é cair na zona de conforto.

Em contrapartida, quando recebemos um feedback negativo, imediatamente se aciona o
mecanismos de defesa, agindo na defensiva seja fazendo uma análise de quem está dando o
feedback, negando o nosso comportamento indesejado ou buscando justificativas para tal.
Independentemente da situação, os feedbacks no ambiente corporativo sempre irão existir.
Sejam eles leves ou mais rígidos, vindos de um superior ou de um colega, é sempre necessário
manter uma postura receptiva para lidar com essa situação da melhor forma possível.
Como receber um feedback negativo?

1º Demonstre interesse: ouça tudo o que o outro tem a dizer, seja receptível mesmo que não
te agrade, lembre-se que antes de qualquer coisa, o feedback é uma oportunidade de
melhoria para sua carreira, por isso, ouça com atenção, mantendo aberto e com autocontrole.

2º Não procure culpados ou contra ataque: ao ouvir o feedback, não fique procurando os
defeitos de quem está dando feedback, querendo mostrar que ele tem mais pontos de
melhorias que você, pois o objetivo de receber o feedback não é esse. Ouça e reflita.

3º Não tire conclusões precipitadas, pergunte! Solicite exemplos para que fique mais
esclarecido, peça para que a pessoa que está dando o feedback, seja mais diretiva, pontuando
as situações que evidencie os fatos.

4º Seja tolerante com os erros de quem está dando feedback: dar feedback é difícil, a outra
parte também teme os erros. Portanto, seja paciente!

5º Veja a oportunidade de mudar: não tente convencer a outra parte de que você está certo,
não tente agir com indiferença, pois se agir dessa forma, não haverá mudança, mas se
conseguir ouvir, questionar, entender a necessidade, vai conseguir olhar o lado positivo e
provocar uma mudança que poderá ser significativa na sua vida profissional.

6º Absorva o feedback e trace um plano de ação: se for difícil absorver o feedback na hora,
reflita sobre isso e trace um plano de ação, para que a situação não se repita, demonstrando o
interesse em melhorar o desempenho.

Se você seguir as dicas acima, conseguirá transformar algo negativo em positivo, melhorando
sua qualidade de vida e construindo uma carreira de sucesso.

Bill Gates já dizia: “Todos precisamos de pessoas que nos deem feedback. É assim que
melhoramos”.

Pessoas que não recebem feedbacks, também não conseguem analisar onde precisam
melhorar. Por isso, seja receptível quando receber um feedback, essa é uma grande
oportunidade de evolução e uma grande característica de quem deseja crescer
profissionalmente!

Gratidão!

Rita Oliveira
Coach de Carreira / Profissional de RH / Especialista em desenvolvimento de Liderança

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