fbpx

Redes Sociais, WhatsApp e e-mails: grandes vilões do tempo!

Olá,

Já parou para pensar quantos minutos, ou horas, por dia você “perde” nas redes sociais e e-mails?

Quanto tempo por dia um empresário da área de educação – dono de uma escola, perde administrando o operacional? Pagando contas, resolvendo problemas, conversando com alunos inadimplentes, professores ou instrutores com problemas e etc. O empresário precisa ter foco e tempo para o estratégico e não operacional, o operacional pode e deve ser delegado. Quem não tem tempo para fazer a sua empresa crescer tem um emprego sem salário e não uma empresa. Pense nisso!

E quantas coisas novas queremos fazer, mas falta tempo? Como por exemplo, academia, visitar amigos e familiares, fazer um curso de teatro, idiomas, música ou simplesmente ligar para uma pessoa que amamos e dizer oi. Mas não fazemos, por falta de tempo!

Segundo uma pesquisa realizada em 2014 pela SurveyMonkey em parceria com a Social@Ogilvy, os brasileiros gastam em média quase 14 horas por mês apenas com as redes sociais, não considerando e-mails, WhatsApp e outros sites.

Para os profissionais que trabalham oito horas por dia, 22 dias por mês, podemos considerar também o uso do WhatsApp e e-mails pessoais durante o horário de trabalho. Se a cada 15 minutos verificarmos o nosso celular por apenas um minuto, teremos em um dia de trabalho aproximadamente 32 minutos usando o WhatsApp, as redes sociais e e-mails pessoais. Esse número representa 6,67% do seu dia útil. Em um mês são quase 12 horas, então, podemos considerar:

01 minuto a cada 15 minutos no celular no horário de trabalho
= mais de 1 dia útil por mês, SEM TRABALHAR!

Agora, vamos considerar um estudante que não trabalha e estuda em média cinco horas por dia.

Exemplo:

Em horário de aula das 07h às 12h: a cada 15 minutos = 1 minuto nas redes sociais = 7,33 horas por mês.

Considerando tempo “livre” das 13h às 22h = 10 horas. Se no tempo livre o estudante acessar a cada 15 minutos o celular e demorar apenas 2 minutos = 29,33 horas por mês.

Finais de semana considerando tempo “livre” das 10h às 22h = 12 horas. Se nos finais de semana o estudante acessar a cada 15 minutos o celular e demorar apenas 2 minutos = 12,8 horas por mês só nos finais de semana.

Total de quase 50 horas por mês nas redes sociais, WhatsApp e e-mails.

50 horas por mês em 22 dias úteis no mês
= mais de duas horas por dia.

 

FALTA TEMPO OU ADMINISTRAMOS MAL O NOSSO TEMPO?

Com duas horas por dia, durante a semana, é possível fazer uma academia duas vezes por semana, fazer aula particular de algum inglês uma vez por semana e ainda sobra tempo para visitar amigos e familiares, estudar ou simplesmente ligar para quem amamos e dizer “oi”. E para quem é dono de uma empresa da área de educação, duas horas por dia representa 12 horas por semana para pensar no estratégico.

Qual foi a última vez que você parou para pensar, apenas pensar, na sua empresa (escola)?

Pensar no estratégico é pensar como potencializar as matrículas, diminuir as desistências e também a inadimplência. Como vender cursos online Webensina para quem já é aluno, ex-alunos e prospects que estão sem tempo para aprender em nossa escola.

Sugestões de vídeos:
Nelson Freitas fala sobre o Banco da Vida: https://www.youtube.com/watch?v=pZydyb5TRPU
Leandro Karnal • Dez Dicas: Administração do Tempo e Estratégia: https://www.youtube.com/watch?v=aQmSLEMBHOc

Sugestões de livros:
Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. Autor Jeff Sutherland
Faça o tempo trabalhar para você. Autora Tathiana Deândhela

É muito importante sabermos administrar nosso tempo, pois assim é possível enxergar com clareza para onde devemos direcionar nossos esforços dentro da empresa, além de termos tempo para o estratégico, administrando bem o nosso tempo, saberemos para cada estratégia nova direcionar o tempo e os esforços necessários para que se tenha excelentes resultados.

Um grande abraço a todos,

Jaques Grinberg
Palestrante Coach