fbpx

[PRESENTE] Nosso momento é AGORA

Olá Empreendedor(a) Educacional,

Sabemos que a linha do tempo se divide em passado, presente e futuro, isso não é novidade para ninguém, essa noção de tempo está caracterizada em nossa mente de forma automática, mas o que fazemos com isso é que acaba determinando muitas vezes o nosso sucesso ou fracasso como Gestor, Pai, Mãe, Esposo, Esposa, etc.

Passado

Tudo o que nós já vivemos, seja no âmbito pessoal ou profissional ficou no passado e não temos o poder de mudar nada do que já aconteceu, se acertamos ou erramos não importa, o que realmente podemos fazer é aceitar o passado, aprender e seguir em frente.

Parece óbvio, mas existem muitas pessoas que ficam presas ao passado, revivendo a todo momento situações que aconteceram e gerando questionamentos do tipo: Se eu tivesse feito diferente ou deveria ter pensado melhor antes de tomar aquela decisão ou porque aquela pessoa fez isso comigo? entre outros questionamentos que ficamos revivendo e quando fazemos isso sentimos a mesma sensação de quando o fato ocorreu, nos tirando energia para executar o que deve ser feito HOJE.

Devemos honrar e aceitar o nosso passado, aprender com os erros e acertos e sempre seguir em frente, pois o fato em si não volta, o que volta é a lembrança e da lembrança vem a sensação física e tudo isso é disparado pela nossa mente. Portanto, devemos policiar nossos pensamentos e desviar de tudo aquilo que não agrega nada e tira a nossa energia, o pensamento vem da mente e nós devemos estar no controle para que não sejamos prisioneiros das lembranças.

Perdoe as pessoas que de alguma forma te feriram e a si mesmo quando necessário, liberte-se e aceite que ninguém é perfeito, estamos aprendendo a cada dia e esse entendimento nos ajuda a seguir em frente.

“Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova!

Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho

e riachos no ermo.” – Isaías 43:18-19

Futuro

O mesmo ocorre com o futuro, é claro que o planejamento, objetivos e metas são importantes, devemos projetar o que desejamos e isso nos ajuda muito a conquistar, mas isso é diferente de ficar constantemente remoendo o que está por vir, em uma ansiedade que não nos levará a nada e que também são produtos da mente. Se não estivermos atentos, esse foco exagerado no futuro pode nos paralisar e nos sequestrar do momento atual.

“Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” – Mateus 6:34

Presente – nosso momento!

No presente está a chave da nossa vida, o próprio nome diz, é um PRESENTE de Deus para nós, é onde as coisas podem realmente acontecer e entrar em ação. Muitas pessoas não vivem realmente o momento, pois na maioria do tempo estão presas às lembranças e lamentações do passado ou ansiosas pelo futuro, apostando que a felicidade só virá depois de um certo projeto concluído ou depois que um fato aconteça. Na verdade, a felicidade e a ação só pode ser feita HOJE, o momento atual é mágico e a vida só acontece verdadeiramente se temos o foco total no momento presente.

Imaginem uma mãe que leva seu filho ao parquinho e enquanto ele brinca, a cabeça dela está vagando pelo passado, remoendo lembranças ou projetando o futuro, ansiosa por algo que vai ocorrer.

Esse comportamento faz com que essa mãe não esteja aproveitando realmente o que a vida está propondo a ela, que é curtir esse momento com o filho, o sentimento não será de alegria e sim de apreensão pelos pensamentos, esse ciclo é uma prisão que tira essa mãe do momento atual e da conexão real com o filho.

Também nas empresas, devemos estar atentos a isso, quantos gestores ficam lamentando demais projetos que não deram certo, números que não foram atingidos, procurando motivos, fazendo caças às bruxas e esquecendo do que é importante fazer hoje para o sucesso da empresa, focar nas necessidades atuais.

Faça comparação de metas, avalie o que não saiu como esperado, mas volte rapidamente no hoje para retomar as ações, só atitudes fazem as coisas acontecerem.

Conclusão

Portanto, seja na vida pessoal ou profissional, tenha foco no presente, no agora e se entregue de corpo e alma ao momento atual, o que passou não volta mais, tudo acontece ao seu tempo e cabe a você escolher onde realmente quer estar: no passado, presente ou futuro. Escolha o PRESENTE e viva de verdade, isso com certeza determinará o seu sucesso.

Desejo uma semana incrível a todos,

Um grande abraço!