fbpx

O comportamento do Gestor X e Y

Olá,

Em nossos relacionamentos profissionais e pessoais encontramos pessoas com perfis e comportamentos diferentes e, muitas vezes, podemos nos perguntar: porque aquela pessoa age de determinada maneira.

Claro que tudo o que forma o comportamento do ser humano é algo complexo, vem de diversas fontes: personalidade, criação, ambiente em que se desenvolveu, entre outras.

Mas no que diz respeito à Administração, Douglas McGregor na década de 1960 em seu livro The human side of Enterprise (o lado humano da empresa), nos apresenta a TEORIA X e a TEORIA Y, que são correntes de pensamentos totalmente opostas em Administração. Vou resumir as duas teorias:

Teoria X: O Administrador que age dessa forma tende a dirigir e controlar seus subordinados de maneira rígida e intensiva, fiscalizam demais seu trabalho e acham que as pessoas são passivas e não confiáveis. Esse perfil acaba sendo centralizador e com muita dificuldade de delegar tarefas.

Teoria Y: O Administrador Y tende a dirigir as pessoas com maior participação e liberdade no trabalho, pois confia na sua equipe. Administradores com esse perfil tendem a delegar tarefas com facilidade e gosta de compartilhar decisões e ouvir as opiniões de suas equipes.

Quando cursei Administração de Empresas na faculdade, o professor que explicou essa teoria nos mostrou uma maneira fácil de lembrar essência do Administrador X e do Y.

Olhando para o X lembre de alguém de braços cruzados, fechado em seu mundo e altamente centralizador e olhando para o Y veja um líder de braços abertos, prontos para acolher, orientar e trabalhar junto com sua equipe em busca dos resultados.

Devido a falta de confiança, o Administrador X quase não delega tarefas e quando delega o faz com muita supervisão. Se ocorrer um erro, a reação X de um modo geral será ríspida, do tipo: “Como isso foi acontecer, você é burro?”

O Administrador Y nesta mesma situação entende que não é detentor da verdade, que as pessoas têm condições de fazer um trabalho igual ou até melhor que o seu e quando ocorre um erro, conversa com o colaborador, orienta e segue em frente, pois entende que qualquer pessoa é passível de erros, inclusive ele.

A teoria de MCGregor é de 1960 mas até hoje, por incrível que pareça, nos deparamos com gestores X e você até pode estar se lembrando de algum neste momento.

O que também ocorre é que um gestor que é Y, pode ter alguns deslizes de comportamentos X e vice-versa, mas o que importa é entendermos a teoria para avaliarmos nossa vida profissional e pessoal.

É notório que o perfil Y tem muito mais condições de vencer os desafios nos dias de hoje e também de formar e liderar uma equipe motivada e produtiva, pois seu comportamento trará às pessoas desenvolvimento profissional e liberdade para pensar e executar as tarefas.

Cabe agora a cada um analisar o seu comportamento geral dentro das duas teorias e para isso vamos exemplificar algumas situações:

Sou X quando:

  • Acho que sou o dono da verdade, que minha equipe depende de mim e que devo tomar as decisões sozinho.
  • Ao ocorrer um erro, eu perco a paciência, humilhando o colaborador na frente da equipe.
  • Quando desconfio de tudo, até da minha sombra, e não tenho tranquilidade para pensar minha empresa, já que fico o dia todo monitorando meus colaboradores.

Sou Y quando:

  • Delego tarefas normalmente, acreditando que as pessoas são capazes de cumpri-las.
  • Ao ocorrer um erro, tenho paciência para entender, orientar o colaborador a seguir em frente.
  • Crio um ambiente agradável na empresa e entendo que os problemas pessoais ou de gestão não devem ser descontados nas pessoas a minha volta.

Após uma meta alcançada cada um diria o seguinte:

X: Nossa, como eu sou bom!

Y: Puxa, como nosso time é ótimo!

Poderíamos aqui listar inúmeros comportamentos das duas teorias, mas o importante é entendermos como a essência do nosso comportamento afeta diretamente nossos negócios e também nossa vida, seja de forma positiva ou negativa, e os resultados que tanto cobramos de nossa equipe podem nascer da fonte inspiradora, ou não, de seu líder.

Uma ótima semana a todos!