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Liderança: a arte de gerir pessoas!

Olá,

Você sabe seu papel de líder enquanto gestor de pessoas?

Atualmente fala-se muito da importância das pessoas no mundo corporativo e o fato de estarem conectadas com o propósito do sucesso organizacional e nesse contexto entra o papel do líder e particularmente, de todas as minhas vivências, afirmo que ter uma liderança engajada com os colaboradores e resultados da empresa, possibilita que o sucesso ocorra para todos os envolvidos.

Um verdadeiro líder é aquele que tem inserido em seu perfil, a arte de gerir pessoas, sendo necessário desenvolver competências técnicas e comportamentais, e é nesse processo de desenvolvimento, que entra a habilidade de ser um gestor de pessoas, para que junto com sua equipe, atinjam resultados organizacionais e individuais.

Diante dessa necessidade, o líder precisa desenvolver habilidades comportamentais para realizar essa função e a seguir vamos falar de algumas delas:

SER EXEMPLO –  o líder está sendo o tempo todo observado, é o primeiro a dar exemplo e é muito importante praticar o que fala, pois ele está numa posição de espelhamento, é uma figura de referência e ele precisa ser correto, ético e justo com os comportamentos que podem ser replicados e repetidos por todos à sua volta.

RESPEITO ÀS DIFERENÇAS – As pessoas são diferentes e no ambiente corporativo é da mesma forma, cada ser é único, cada um tem uma maneira de perceber a realidade à sua volta. Nessa competência é importante que o líder se relacione de forma igual para todos e trate as individualidades de acordo com a necessidade de cada um.

EQUILÍBRIO EMOCIONAL – o líder precisa ser resiliente, saber lidar com as adversidades, passando uma imagem positiva para sua equipe e uma dica é o hábito de fazer um balanço emocional, para evitar momentos de crise, observando quais comportamentos podem tirá-lo desse equilíbrio, se questionando, se autoconhecendo e se desenvolvendo.

FEEDBACK – o feedback é uma ferramenta fundamental para manter seus colaboradores engajados e produtivos, mantendo sua equipe sempre em busca dos melhores resultados e para isso, se faz necessário fazer do feedback um hábito. Quando o feedback for positivo, pode ser feito publicamente, enquanto que o feedback negativo, deve ser feito somente entre o líder e colaborador, num espaço reservado e com muita cautela para que o foco do feedback seja a solução do problema ou situação que ocorreu e juntos elaborem um plano de ação. Pratique o hábito de dar feedback, as pessoas precisam disso!

CONHECER A EQUIPE – a melhor maneira de conhecer a equipe é através das competências técnicas e comportamentais e munidos dessas informações, identificar as necessidades que precisam ser trabalhadas em cada colaborador. Dessa forma, o líder conhece e consegue reter os seus talentos, tem a capacidade de desenvolvê-los, tratando as necessidades na individualidade, possibilitando superar as limitações e potencializando os resultados dos seus profissionais.

GESTÃO DO TEMPO – o líder precisa ter habilidade para gerenciar o tempo, sabendo dividir entre atividades importantes, urgentes e circunstanciais. Sempre dando prioridade para as atividades importantes, pois estas tarefas são as que trazem resultados e se não forem realizadas no prazo, passam a ser urgentes e acabam gerando pressão na execução, atrapalhando a rotina e pode trazer um desequilíbrio emocional e fracasso nos resultados.

OUVIR NA ESSÊNCIA – saber ouvir o colaborador é uma habilidade extremamente necessária para o líder. Através da escuta ativa é possível construir relações sólidas e as pessoas se sentem respeitadas e retribuem com confiança e lealdade. Quando alguém quiser conversar, pare tudo o que está fazendo e ouça na essência, essa habilidade é muito valiosa e traz resultados extremamente positivos.

COMPARTILHAR RESULTADOS – Ninguém faz nada sozinho, muito menos o líder, por isso crie o hábito de dividir o sucesso com sua equipe, tenha um comportamento assertivo e mostre o quanto reconhece a dedicação de cada um. Compartilhe!

COMUNICAÇÃO ASSERTIVA – Nessa competência o importante não é só o que falar, mas também como falar. Além de ser responsável por disseminar as políticas da empresa, o líder precisa ter uma comunicação clara e respeitosa.

SER MULTIPLICADOR – O líder que compartilha seus conhecimentos e experiências, que não guarda o que sabe por medo de ser ultrapassado, é um exemplo poderoso de liderança, com ela agrega valor e ajuda a equipe a evoluir. É muito importante preparar o caminho para alguém assumir o poder, assim como o líder também precisa sempre estar preparado.

HUMANIDADE – Já dizia Carl Jung: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”. De nada adianta ser dotado de habilidades técnicas se não conseguir ter empatia pelo outro, se não conseguir valorizar, reconhecer e criar um ambiente de satisfação e felicidade. Quanto mais os colaboradores se sentirem acolhidos, mais se dedicarão ao trabalho e respeitarão o líder.

Resumidamente, podemos dizer que ser líder, antes de tudo, é ser um gestor de pessoas, precisa sempre estar em sintonia com sua equipe e agir de acordo com seu discurso e para que isso aconteça, é necessário estar sempre atualizado com as competências técnicas, comportamentais, alinhado com o objetivo da organização e atuando como um motivador de pessoas.

“Um líder é alguém que conhece o caminho, corre ao longo do caminho e mostra o caminho”. (John C. Maxwell)

 

Rita Oliveira

Coach de Carreira e Realização Profissional
Profissional da área de Recursos Humanos
Bacharel em Administração e Psicanalista