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Já fez a análise SWOT de sua escola este ano?

Olá,

Você se lembra da última vez que precisou tomar uma decisão importante que impactasse diretamente seu modo de vida? Garanto que quando precisou tomar essa decisão, você precisou pesar os prós e contras para que decidisse, não é mesmo? Em sua empresa (escola) não é diferente, sempre que é preciso tomar uma decisão estratégica importante é preciso pesar os prós e contras para que suas decisões melhor direcionamento e sucesso.

Hoje temos inúmeros conceitos e método novos para aplicar em nossas empresas, mas não podemos esquecer da base e muitas empresas deixam a base para trás e focam apenas no novo, não que isso seja ruim, mas as analises básicas são extremamente importantes para qualquer negócio.

O que é análise SWOT?

SWOT é a sigla em inglês para Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

No Brasil, você pode ouvir algumas pessoas chamando essa análise FOFA (Forças, Ameaças, Fraquezas e Oportunidades).

A análise SWOT é uma das metodologias clássicas da administração.

Para que serve a análise SWOT?

  • Dar mais segurança para a tomada de decisão
  • Conhecer profundamente o cenário
  • Compreender a posição em relação aos concorrentes
  • Antecipar-se a movimentos externos
  • Indicar alternativas de ação

Quem deve fazer a análise SWOT?

Geralmente o próprio dono da empresa (escola) pode fazer a análise SWOT ou um profissional de Markenting da empresa, mas o ideal mesmo é se toda a equipe participar, pois assim todos trarão uma visão diferente para a análise e você pode se surpreender.

Dicas para realizar sua análise SWOT

Se tiver um quadro grande em sua escola, ótimo. Caso não tenha, faça um com cartolina e compre caneta grande para anotar as informações de forma visível a todos que irão participar da análise.

FORÇAS e FRAQUEZAS

Aqui iremos trabalhar o autoconhecimento, onde você deve saber pontuar todas as suas forças e fraquezas, esse são os fatores que chamamos de controláveis, que a empresa pode mudar dependendo da decisão estratégica.

Exemplo de força:

Tempo de mercado, credibilidade.

Exemplo de fraqueza:

Não temos setor comercial ativo.

Para essa análise interna é bom ficar atento aos seus concorrentes, pois naquilo que você é bom, eles também podem ser, sabendo isso, você pode criar outros diferenciais com base no reconhecimento de suas fraquezas ou melhorar ainda mais aquilo que você tem de força, utilizando isso ao seu favor.

Para essa análise inicial considere os seguintes itens:

  • Localização
  • Tempo de mercado
  • Reputação
  • Recursos humanos
  • Recursos financeiros
  • Marketing
  • Gestão
  • Capacidade de operação
  • Acesso à matéria-prima
  • Materiais e equipamentos
  • Etc.

 

OPORTUNIDADES e AMEAÇAS

Depois de olhar para dentro e ver o que a empresa (escola) tem de força e fraqueza para pode melhorar, agora iremos analisar o ambiente externo. No ambiente externo devemos analisar o Micro e o Macro ambiente, mesmo que sejam as Oportunidade e Ameaças que não podemos controlar, nós podemos estar mais preparados enxergando as tendências econômicas, políticas e etc.

O microambiente refere-se ao setor em que você atua.  Sobre o microambiente, avalie os seguintes pontos:

  • Clientes (poder de barganha sobre a sua empresa)
  • Fornecedores (poder de barganha sobre a sua empresa)
  • Concorrentes (quantidade de empresas, rivalidade, relacionamento)
  • Novos entrantes (barreiras de entrada, ameaças)
  • Substitutos (barreiras de saída, ameaças)
  • Intermediários (poder de barganha sobre a sua empresa)
  • Entidades de classe (organização, poder de pressão)

Já o macroambiente refere-se ao que está além da empresa e do setor.

O que os índices econômicos estão dizendo sobre o futuro do país?

  • Político-legal (projetos de lei, correntes ideológicas, novos governantes etc.)
  • Econômico (inflação, níveis de consumo, renda da população etc.)
  • Tecnológico (novas tecnologias, processos operacionais, automação etc.)
  • Etc.

Importante

A análise SWOT por si só não tem serventia alguma, se não houver ação para aplicação de todas as identificações feitas.

Agora que você já tem a matriz preenchida em todos os seus quadrantes, é hora de analisar os possíveis movimentos.

Mas como você transforma a matriz SWOT em ações e estratégias?

A dica é ver como as forças, as fraquezas, as ameaças e as oportunidades se relacionam entre si.

O objetivo é maximizar os pontos positivos e minimizar os negativos.

Por exemplo, olhe para as suas Forças e identifique como elas podem ajudar a potencializar o negócio aproveitando as Oportunidades identificadas.

As Forças da sua empresa também podem ajudar a minimizar os impactos das Ameaças.

  • Forças + Oportunidades

Quais pontos fortes da empresa (escola) podem ser usados para maximizar as oportunidades identificadas?

  • Forças + Ameaças

Quais pontos fortes da empresa (escola) podem ajudar a minimizar o impacto das ameaças?

  • Fraquezas + Oportunidades

Que ações você pode fazer para minimizar as fraquezas através das oportunidades levantadas?

  • Fraquezas + Ameaças

Que ações você pode fazer para diminuir ou eliminar as fraquezas e minimizar o efeito das ameaças?

Pronto, agora você já pode tomar suas decisões estratégicas!

Conclusão

Seja realista, mascarar a realidade só irá prejudicar a sua empresa (escola). A análise SWOT é uma ferramenta prática e fácil de ser aplicada, mas o processo pode não ser tão simples assim, por isso é preciso tempo e foco para sua execução.

A analise pode ser feita para a empresa como um todo (FUNDAMENTAL) e em outro caso podemos aplicar a análise SWOT, quando por exemplo você desejar colocar um novo curso em sua escola, isso mesmo, antes de aplicar um novo curso em sua escola análise as Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades, tenho certeza que o resultado será fantástico.

Tenha uma excelente semana!