fbpx

Habilidades das mães que são importantes no ambiente organizacional

Olá Empreendedor(a) Educacional,

É sabido para todos que uma mãe trabalha muito, não a toa uma loja americana de cartões, a Cardstore, fez uma ação para o dia das mães em 2014, publicando um vídeo com o trabalho mais difícil do mundo, onde se trata de uma entrevista de emprego para uma vaga onde é necessário trabalhar 24 horas diariamente, sem férias, sem intervalos para descanso, exigia esforço físico, aptidão psicológica, entre outros requisitos e tudo isso, sem remuneração! Os candidatos ficavam espantados, mas ao final o entrevistador falava que a vaga era para um cargo de mãe, os candidatos se emocionavam, concordavam e refletiam sobre suas mães.

A profissão mãe, além de ser a mais difícil do mundo, também, desenvolve muitas habilidades que podem ser muito úteis no ambiente organizacional, vamos ver algumas?

Multitarefas

Em algumas funções, o colaborador pode ter que executar mais de uma atividade simultaneamente e essa habilidade multitarefa, as mães desenvolvem logo no início da maternidade, pois conseguem fazer várias atividades domésticas com o bebê no colo ou até mesmo amamentando.

Administração de tempo

Muitas vezes, os colaboradores dentro da organização dizem que não conseguem desenvolver determinada atividade por falta de tempo e acabam tendo dificuldades em administrar seu tempo. A mãe, por sua vez, administra muito bem o seu tempo. Um exemplo é a hora de sono do bebê; é possível realizar tantas tarefas durante esse período, por saberem que o tempo futuro é imprevisível e que cada minuto se torna precioso. Às vezes até adiantam as atividades seguintes, portanto, procrastinar deixa de fazer parte da vida delas.

Criatividade

As mães são muito criativas! Elas são capazes de contar a mesma história de formas diferentes e inventar novas brincadeiras sempre que necessário, para atrair a atenção dos pequenos. Venhamos e convenhamos que é uma habilidade muito bem vinda dentro das organizações, pois é necessário se reinventar o tempo todo.

Liderança

Ser líder deveria ser o sobrenome da mãe e isso não se deve pelas piadas que circulam que é ela quem manda, mas pela maestria que tem em liderar; as mães ouvem na essência, acreditam no potencial dos filhos e usam de muita afirmação positiva para verem seus filhos motivados. As mães também são ótimas em identificar o talento dos filhos, com isso, quando elas vão para o ambiente de trabalho, tem mais facilidade em delegar tarefas de acordo com a característica de cada colaborador.

Flexibilidade

Essa habilidade as mães desenvolvem no início da maternidade, pois essa nova fase exige muitas mudanças. Novos horários para dormir, tomar banho, lugares para frequentar e em alguns casos, mudam os grupos de amigos. A mãe sempre está pronta para mudar, pois coloca o filho em primeiro lugar.
Trabalho em equipe: Depois da maternidade, as mulheres atuam melhor em trabalho em equipe, pois conforme elas vão avaliando as situações em que não consegue desenvolver sozinhas, percebem que precisarão de ajuda de alguém próximo, com isso, também desenvolvem a negociação e ambas competências são importantíssimas dentro do ambiente corporativo.

Organização

com o tempo mais curto, as mães se tornam mais organizadas nas atividades domésticas com as suas agendas, a agenda dos filhos entre outras tarefas. Sempre sabem onde estão as coisas. Que filho nunca perguntou para a mãe onde está algo que é dele? Essa habilidade é importantíssima dentro das organizações, principalmente para as que aplicam o conceito 5S.

Poderíamos citar várias outras habilidades e que dariam um bom currículo, mas o que quero deixar de reflexão é que após a maternidade, as mulheres melhoram o desempenho profissional e têm muito para agregar na organização, por isso, vale a pena contratar uma mãe e se for possível, flexibilizar os horários, propor trabalho Home Office, pensar em outras formas de trabalho que não desampare nenhuma das partes.

Apesar de ser o trabalho mais difícil do mundo, pode ter certeza que para as mães é o melhor trabalho do mundo!

“Ser mãe é uma missão que se traduz em exemplos diários de dedicação e carinho. Exemplos que transmitem lições valiosas para a vida.” (Autor desconhecido)

Parabéns, mamães!

Rita Oliveira
Coach de Carreira e Realização Profissional
Profissional da área de Recursos Humanos

 

>> Link do vídeo da campanha da CardStore: https://goo.gl/TW6Tds