fbpx

Dicas para manter o laboratório de informática sempre funcionando

Olá,

O assunto dessa semana irá tratar de um tema de vital importância para sua escola profissionalizante: Como manter um laboratório de informática em pleno funcionamento.

O sistema de ensino da CGD tem uma forte característica que visa garantir o aprendizado do aluno: aprender na prática, desde a primeira aula.

Isso significa que nossos cursos de informática não são simulados, isto é, quando eu combino com o aluno que ele irá aprender o programa Excel, de fato, desde a sua primeira aula ele está utilizando o Excel de verdade, instalado no computador da escola.

Seguindo essa filosofia, todos os outros cursos interativos que a sua escola oferece, também irão trabalhar na prática com o aluno, e isso envolve algumas questões que você precisa ficar atento.

Itens importantes do Laboratório de Informática

  • Todos os computadores devem estar funcionando
  • Os programas necessários aos cursos que você vende, devem estar instalados. Não é possível vender um curso de PowerPoint e não estar com o software instalado.
  • Instale apenas os programas necessários aos cursos, evitando assim que o aluno se distraia com outros programas.
  • Tente implantar uma política de uso da Internet pelos alunos. Deixar totalmente a vontade pode não ser a melhor solução.

Quantas etapas não é mesmo? Essas etapas devem ser pensadas, colocadas em execução pelo proprietário junto de seus instrutores e principalmente ser mantida.

Como manter o laboratório funcionando?

A CGD recomenda o uso de um software importante no laboratório: é o Deep Freeze.

Esse software consegue “congelar” o estado de um computador, dessa forma, após instalar e preparar o computador, você irá congelar ele.

Em seguida, o aluno poderá modificar tudo no computador: papel de parede, apagar arquivos, mover arquivos, pastas, desinstalar programas, etc.

Ao reiniciar este computador, tudo será “restaurado” para o modo como estava no momento em que você congelou o computador.

Com isso, a manutenção nos computadores cairá praticamente a zero, e seus instrutores não terão de perder tempo com instalações e correção de problemas nos computadores.

Dessa forma, com menos tempo gasto em manutenção, você ganha tempo para aprender sobre os cursos, ler notícias da área de TI para compartilhar com os alunos, entre outras coisas.

Onde os alunos salvam os seus arquivos?

Cada aluno que você tem matriculado, terá sua experiência individual de aprendizado. Isso significa que durante o seu curso, ele irá gravando os seus projetos, para que consiga abrir eles e continuar na aula seguinte.

O problema é que você terá 5, 10, 15 ou mais de 15 computadores!

Como então determinar onde o aluno deve salvar os seus arquivos?

Para isso, a CGD possui o recurso de Local de Gravação, que é uma pasta separada por aluno, que ficará armazenada dentro do seu servidor da escola.

Quando o aluno realizar o seu Login (acesso a aula), automaticamente o programa CGD consegue buscar por essa pasta na rede, e cria um mapeamento da pasta para uso do aluno.

Isso vai poupar muito do esforço dos instrutores, pois cada aluno irá salvar em sua própria pasta, de forma automática, e você nunca mais irá se preocupar em perder os arquivos dos alunos.

Se você ainda não usa o Local de Gravação, fale conosco! Podemos ajudar você nessa questão.

Uso da internet e de smartphones

O controle de uso da internet no laboratório de informática, também faz parte do cotidiano. Algumas escolas optam por não ter internet no laboratório.

Outras escolas optam por deixar a internet ativa o tempo todo.

Essa é uma questão delicada e que pode ser muito discutida, melhorada com a ajuda e opinião de outros licenciados.

Eu compartilho da ideia que deve haver uma troca, um trato com o aluno, isto é, o instrutor e o proprietário da escola têm que conscientizar o aluno, explicar que o curso que ele está fazendo é o objetivo principal e que é muito difícil para o seu pai ou responsável manter o aluno na escola, então ele precisa valorizar o ambiente. Dessa forma, você pode combinar por exemplo, de liberar a internet nos 10 minutos finais de cada aula? Enfim, podemos ampliar esse debate, para que o aluno não fique o tempo todo se distraindo e consiga dar andamento em seu aprendizado.

Ideias

Se você possui alguma sugestão ou alguma rotina que utiliza em sua escola e deseja compartilhar com outros licenciados, deixe o seu comentário nessa postagem. Iremos adicionar ao post e discutir ideias.

Sucesso a todos!