Crie seu oceano azul
Olá,
Atualmente, as empresas vivem uma concorrência acirrada por espaço de mercado, um grande esforço é feito para que a marca se consolide na mente dos consumidores buscando conquistar novos clientes, aumentar o ticket médio, entre outros objetivos que são comuns entre as empresas.
Essa busca frenética pode cegar um pouco os empresários, pois vão sendo criados conceitos e paradigmas de mercado que engessam a criatividade e a possibilidade de variar as formas de trabalho, formas de abordagem e variações de conceitos de produtos e serviços. Esse comportamento “manada” faz com que os gestores adotem procedimentos comuns e criar um entendimento que se todo mundo faz de uma certa forma eu também devo fazer, principalmente quando há uma percepção de sucesso em uma determinada empresa e a tentativa de copiar os motivos desse sucesso pode ser desastroso, pois uma empresa é como um ser humano, cada uma tem uma história e seu comportamento vai sendo moldado com o tempo, através de experiências vividas, aprendizados, formas de ver o mercado, crenças de seus gestores, região, estrutura da equipe, momento de cada uma e assim por diante.
Claro que práticas de sucesso devem servir como “norte” para que sejam aplicadas, mas isso deve ser feito com ajustes para a realidade de cada empresa.
Esse cenário de alta competição, onde todo mundo faz praticamente a mesma coisa para buscar e manter clientes, compara-se a tubarões dentro do oceano, esses tubarões levam e dão mordidas uns nos outros, fazendo-os sangrar e viver dentro de um oceano vermelho, com briga acirrada de preços, estratégias parecidas e em consequência, gerando margens de lucro cada vez mais achatadas.
Cabe ao gestor, juntamente com a sua equipe, identificar novas abordagens em seus mercados para criar diferenciais que insiram a empresa em um oceano azul de oportunidades, melhorando as margens e o posicionamento da empresa. Vários pontos podem ser revistos, seguem alguns exemplos:
- O preço está alinhado com a minha proposta?
- Tenho uma estratégia de Marketing definida e consigo colocá-la em prática?
- Minhas abordagens de venda são modernas ou ultrapassadas?
- Busco maneiras diferentes de divulgar meus serviços aos clientes?
- O que mais posso oferecer que fará minha empresa ter destaque?
No livro “A Estratégia do Oceano Azul” de W. Chan Kim e Renée Mauborgne os autores comparam o comportamento de estratégias de oceano vermelho x oceano azul:
Estratégia do oceano vermelho | Estratégia do oceano azul |
Competir nos espaços de mercado existentes. | Criar espaços de mercado inexplorados. |
Vencer os concorrentes. | Tornar a concorrência irrelevante. |
Aproveitar a demanda existente. | Criar e capturar nova demanda. |
Alinhar todo o sistema de atividades da empresa com a sua escolha estratégica de diferenciação ou baixo custo. | Alinhar todo o sistema de atividades da empresa em busca da diferenciação e baixo custo. |
Independente do que seja necessário fazer para diferenciar-se, a realidade é que, cada vez mais, empresas concorrentes nadam em um oceano vermelho e para se livrar disso, precisam fazer um estudo profundo em sua abordagem de mercado, quem se propor a isso terá bastante trabalho, mas poderá colher os frutos de “nadar” em um mar inexplorado de oportunidades, um perfeito oceano azul.
Abraços e sucesso!