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Como você usa seu tempo para ajudar sua escola crescer?

Luis Eduardo Galli 0

Olá Empreendedor(a) Educacional,

Todos sabemos da necessidade de gerir melhor o nosso tempo e também como isso é importante para o sucesso das nossas empresas e da nossa vida. Nos dias atuais, temos a impressão que sempre há muita coisa a fazer e pouco tempo para cumpri-las, em toda roda de conversa sempre tem comentários do tipo: “o dia teria que ter mais que 24 horas”, “como o ano passou rápido”, entre outros.

A verdade é que o dia sempre terá 24 horas e nós é que temos que encaixar e executar todas as atividades propostas dentro desse período e aí começa a primeira reflexão:

Qual o volume de atividades que estou me propondo? Consigo atender a demanda gerada?

Muitas pessoas querem “abraçar o mundo”, fazer muita coisa e no fundo não dão conta de tudo que prometem. Então, a primeira dica é aprender a dizer não!

No âmbito empresarial, a todo momento nós, como gestores, temos que decidir o que nossa empresa fará ou deixará de fazer, portanto temos que aprender a dizer não a projetos e tarefas que não levarão a nada e só consumirão nosso tempo e o tempo da equipe. O gestor que sabe dizer não fará com que a empresa tenha tempo para executar aquilo é realmente importa.

Outro ponto importante é entender o que é urgente e importante. No livro, os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes – Stephen R. Covey, é citada a MATRIZ DE GERENCIAMENTO DO TEMPO, que ensina que toda tarefa deve ser classificada em:

 

Urgente Não Urgente
Importante I II
Não importante III IV

 

Tarefas do tipo IV: (Não urgente / Não importante)

Você tem que “fugir” delas, são pequenas tarefas do tipo, arrumar os livros na estante, telefonemas inúteis, navegação na internet sem propósito, conversas demasiadas no café, etc. Essas tarefas devem ser feitas quando todas as outras estiverem concluídas.

 

Tarefas do tipo III: (Urgentes / Não importante)

Interrupções de todo tipo se tornam urgentes, mas podem ser “não importantes”. Um exemplo disso é um telefonema ou interrupções na sua sala que não estão alinhados aos objetivos da empresa e que, mesmo assim, vão interromper você e tomar a atenção para ele. Nos dias de hoje, o WhatsApp pode ser um bom exemplo de tarefas urgentes e não importantes, pois se a cada “piscada” você abrir para ver o que é, estará consumindo tempo contínuo e muitas vezes com assuntos não produtivos.

Tarefas do tipo II: ( Não urgente / Importante)

Devemos ficar muito atentos as tarefas desse grupo, pois para uma empresa é crucial executar essas tarefas. Exemplo disso é o planejamento da empresa, a identificação de novas oportunidades, o treinamento de funcionários, etc. Tudo isso é importante e num primeiro momento não é urgente, mas se não fizermos, ela se tornará urgente.

Um exemplo prático é a troca de um pneu do carro quando está no limite do desgaste, essa tarefa é importante mas ainda não é urgente, é o momento correto de executá-la, pois se deixarmos mais tempo e o pneu furar por estar “careca” a tarefa tornou-se importante e urgente.

Da mesma forma, nossos equipamentos de sala de aula, o planejamento de campanhas anuais de marketing e outras inúmeras atividades que devem ser executadas antes que se tornem URGENTES.

Tarefas do tipo I: (Urgente / Importante)

Corre para executá-las, pois esse tipo de tarefa não pode mais esperar, muitas vezes negligenciamos o momento correto de executar enquanto a tarefa não é urgente e temos agora que correr para executar.

Exemplo 1: Um computador que dá problema em aula e a sala está cheia, você terá que correr atrás “agora” de um outro computador para substituir, sendo que você poderia ter feito isso antes, de forma não urgente e comprar um computador de reserva.

Exemplo 2: Se seu contas a pagar é bagunçado e deixa passar o pagamento das contas de energia (tarefa não urgente mas importante) e sua energia é cortada, agora a tarefa de pagar a conta passou a ser URGENTE.

Inúmeros outros exemplos poderiam ser dados de algo que era importante e não urgente e passou a ser importante e urgente devido a um comportamento de procrastinação, que é deixar sempre pra depois.

Organize-se, faça o que deve ser feito em seu tempo e assim tenha um dia a dia mais organizado, proporcionando uma tranquilidade para você e sua empresa, pois o correto gerenciamento do tempo é crucial para sucesso de sua organização.

Tenha uma ótima dia,

Abraços e sucesso a todos!

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