fbpx

Como lidar com as decepções profissionais

Olá Empreendedor(a) Educacional,

Ser empresário de sucesso no Brasil é para poucos. Segundo o Sebrae mais de 50% das novas empresas fecham em até dois anos. A falta de planejamento do negócio e de preparo dos empresários são considerados os principais fatores.

Atualmente a culpa é da crise política, econômica e etc. Será? Tem donos de escolas ganhando dinheiro? Sim, existem donos de escolas ganhando dinheiro e alguns muito dinheiro.

A decepção acontece quando algo que esperávamos acontecer, não acontece. Existem casos que o medo de algo que não existe também gera decepção, deixar de fazer algo por medo e depois arrepender-se. Quantas oportunidades já passaram na nossa frente e não aproveitamos, ou nem percebemos?

Pergunta de Coaching: o que você, e só você, pode fazer de diferente para ter sucesso profissional independente da crise ou de terceiros?

4 dicas para mudar a partir de agora, apenas para quem deseja sair da zona de conforto, e começar a fazer diferente para fazer a diferença!

1. Espere menos de você e faça muito mais

Quando a expectativa é menor, as chances de uma decepção também são. O grande erro é esperar muito e nada fazer para ter o resultado esperado.

2. Faça por você, não espere um obrigado.

Ajude seus funcionários, clientes, familiares e amigos sem esperar um agradecimento. Faça por você, pelo simples motivo que você quer fazer. Quando você faz algo esperando um agradecimento ou algo em troca e não recebe, a decepção é grande. Aprenda a dizer “não”!

3. Estude muito e esteja preparado para novos desafios.

Em um mundo globalizado e competitivo, é importante acompanhar as mudanças. Oferecemos qualificação profissional para os alunos e esquecemos da importância da reciclagem, de também voltarmos para a sala de aula. Seja para uma palestra, para um curso completo ou simplesmente para um workshop de um dia. Quantos livros sobre empreendedorismo, vendas e atendimento você leu nos últimos seis meses? Quantas palestras você assistiu?

4. Seja curioso e criativo. Pergunte e descubra coisas novas todos os dias.

Qual foi a última vez que você descobriu algo novo? Existem alguma forma de fazer o seu trabalho mais rápido e com mais qualidade? Se você ganhasse de presente R$ 10.000,00 para investir na sua empresa (escola), onde investiria? Por qual motivo tem donos de escolas ganhando mais dinheiro que você? Qual foi a última vez que você conversou com todos os seus funcionários, individualmente, para conhece-los melhor? Você já perguntou para o comércio que existe no seu bairro se conhecem a sua escola? Você ainda busca alunos somente de escolas pública ou também funcionários das empresas e comércio que estão trabalhando e podem pagar uma mensalidade justa? A sua mesa é na recepção da escola ou numa sala fechada? Qual foi a última vez que você deu folga para os instrutores/professores e ficou no laboratório para conversar e atender os seus clientes? Qual o último curso da CGD que você fez?

São tantas perguntas que eu garanto, se você responder irá surpreender-se com as respostas.

Tenha uma excelente semana!

Um grande abraço,

Jaques Grinberg
Palestrante Coach