fbpx

Como controlar os cursos dos alunos

Olá,

Nesta semana irei falar sobre a gestão dos cursos de um aluno.

Através do sistema SCA, você consegue matricular um aluno em vários cursos, e durante o seu período dentro da escola, o aluno vai aprendendo estes cursos através da ferramenta CGD, que possui mais de 50 cursos de informática para sua escola.

Algumas escolas preferem que o aluno faça um curso por vez, isto é, primeiro ele faz o Word, e somente quando terminar, ele passa a aprender o Excel, e assim por diante.

Outras escolas permitem que o aluno faça um curso diferente a cada dia da semana. Ambos os formatos são possíveis quando você utiliza o sistema de cursos da CGD – Sistema de Ensino.

O mais importante nisso tudo é mostrar que a sua escola está atenta ao aluno, que a escola tem conhecimento do andamento do curso do aluno e que o instrutor também esteja envolvido com os alunos.

O método de ensino interativo é uma ferramenta incrível para a sua escola, porém ele não faz tudo sozinho. Depende bastante do envolvimento dos instrutores, das secretárias da escola, do gestor da escola e assim por diante.

A seguir irei ensinar algumas consultas importantes que irão lhe ajudar neste controle dos cursos.

Relatório: Matriculados por curso sintético

  1. Acesse o relatório (Relatórios, Operacionais, “Matriculados por curso: sintético”)

Com o auxílio desse relatório, conseguimos um panorama de alunos que estão matriculados em cada curso. Além disso, o relatório totaliza o número de alunos em cada curso.

A dica desse relatório é que você evite cursos duplicados em sua escola, isto é, as vezes você possui dois cursos de Word cadastrados, uma para a versão 2013 e outro para a versão 2016. Através desse relatório, você consegue identificar se existem possíveis alunos em cursos na qual a sua escola já não trabalha mais, e dessa forma, pode providenciar a troca dos cursos desses alunos.

Outra dica é que você consegue ver quais cursos vendem mais em sua escola e pode pensar em ações para aumentar as vendas de outros cursos ou melhorar ainda mais o fechamento das vendas com os cursos de maior sucesso.

Relatório: Carga Horária Utilizada por Curso

Esse relatório tem o objetivo de exibir a Carga Horária já utilizada pelo aluno, em um determinado curso.

Por exemplo: desejo ter um panorama de todos os alunos que estão fazendo o curso de Excel neste momento:

  1. Acesse o relatório (Relatórios, Operacionais, “Carga horária utilizada Por Curso”)
  2. Escolha o curso de Excel em “somente curso”
  3. Ative a opção “Mostrar em andamento”
  4. Exemplo do relatório

Além de visualizar os alunos que estão há mais tempo com os cursos em andamento, você também tem a opção de consultar cursos que já foram concluídos.

Esse relatório é muito útil para você identificar alunos que estão com problemas de velocidade e poderá chamá-lo para uma conversa para identificar como a escola pode ajudá-lo.

Relatório: Alunos que Nunca estiveram presentes

  1. Acesse o relatório (Relatórios, Operacionais, “Alunos que nunca estiveram presentes”)

Através desse relatório, você consegue identificar alunos que ainda não frequentaram as aulas em sua escola. São alunos que foram matriculados, possuem uma data inicial prevista porém não estiveram presentes.

É uma ótima ferramenta para localizar os alunos e realizar uma tentativa de contato com eles.

Sucesso a todos!