fbpx

Check-in para escolas profissionalizantes

Olá,

Sua escola talvez já teve que lidar com pais de alunos que desejam cancelar o contrato de matrícula de seus filhos(a) e na grande maioria das vezes acabam questionando o procedimento da venda, alegando que informação “X” ou informação “Y” não foi passada no ato da matrícula.

Em um dos fóruns realizado em nossa CONVENÇÃO, esse assunto foi muito discutido e com a devida autorização da escola que expôs esse procedimento, iremos através desse post te dar uma dica incrível para reduzir tais questionamentos e possíveis problemas com o PROCON de sua cidade e tudo mais.

Sabemos que trazer novos alunos para sua escola custa 5x mais do que manter os atuais. Agora imagine uma parcela dos alunos que cancela com você, indo ao PROCON e em outros órgãos competentes para contestar uma venda que não deixou bem claro todos os itens para o contratante.

A ideia

Eu já tive essa experiência e você muito provavelmente já deve ter passado pela mesma situação ao contratar um plano de TV a cabo, internet ou plano de celular. O vendedor lhe apresenta os planos disponíveis, te passa as informações produto/serviço, se você gostar fecha a venda.

Antes da conclusão você é passado para outro atendente que irá confirmar todas as informações com você da venda, caso haja alguma divergência o fechamento para por ali e você volta para o ramal do vendedor para que ele possa lhe esclarecer as informações que divergiram.

A venda só acontece se tudo estiver claro para você, é como no Check-in de um voo, você confirma o destino, valida a documentação, despacha a mala e pronto, você pode voar.

O Check-in

E se você tivesse além do contrato um processo onde a pessoa que está fechando a matrícula com você, terá que passar por um Check-in e assinar outro documento confirmando todo o processo da venda, declarando que as informação estão claras e que não há divergências?

O processo de Check-in é muito simples, porém muito eficiente em seu propósito que é minimizar mentiras na venda e a famosa frase: “Não fui informado disso ou daquilo”.

Três passos para aplicar o check-in

  1.  Tenha uma sala separada para aplicar o check-in
  2. A pessoa a que irá aplicar o questionário após a venda, não pode ser a mesma que vendeu. Coloque uma pessoa responsável para executar esse processo.
  3. Aplique o questionário, acompanhando a leitura junto com a pessoa e ao final peça para ela assinar, se tudo estiver ok.

Caso as informações estejam divergentes, você poderá pegar mentiras no ato da venda e corrigir para que isso não ocorra mais, pois mentiras no processo de venda prejudicam e muito sua escola.

Conclusão

O Check-in é um processo de prevenção de problemas futuros, pois com ele você evita cancelamentos por mentiras e até mesmo problemas com pessoas que muita das vezes podem querer agir de má fé com sua escola ao tentar cancelar um contrato com você.

Para te ajudar a estruturar o processo de Check-in em sua escola, CLIQUE AQUI e baixe um questionário pronto, que você pode usar em sua escola, mas se necessário faça adequações de acordo com sua necessidade.

Lhe desejo uma excelente tarde.

Um grande abraço a todos!