fbpx

Autoresponsabilidade: A capacidade de mudar e seguir sempre em frente!

Olá,

Autorresponsabilidade é a capacidade de trazer para si toda a responsabilidade de tudo o que acontece em sua vida, é você ser efetivamente responsável por tudo e através dessa consciência, efetuar mudanças para atingir os seus objetivos.

Quando você se conscientiza de que tudo o que está acontecendo nesse exato momento é resultado de todas as suas escolhas, você é capaz de analisar o que não está de acordo com o que queria e dar um novo sentido, mudando imediatamente as ações que estão te levando para o caminho que não quer.

Para mudar a forma de viver e começar a ver as mudanças em sua vida, à primeira coisa a ser feita é sair do estado de vítima, analisar o problema, verificando nessa situação, o que pode ser feito para mudar o estado atual e começar a caminhar para o estado desejado. Se você não está contente com os resultados que está alcançando, talvez seja melhor rever e mudar os seus padrões e consequentemente as ações, para direcionar para o que realmente importa.

Quando você culpa outras pessoas pelo seu fracasso, está na verdade, se colocando na zona de conforto, onde se encontrada seguro e familiarizado com a situação, por pior que seja e fica com medo de mudar, acreditando que não é capaz, começa a acessar ou criar várias crenças limitantes e culpar os outros ou até mesmo deixar que as influências alheias afetem.

Outro ponto que quero deixar claro, que é importante assumir essa autoresponsabilidade, sem culpa, ou seja, entender que os fracassos, faziam parte do processo de aprendizagem, o ideal é ressignificar sempre, ou seja, dar um novo sentido para o que aconteceu, buscando aprender com o erro.

Como ser autoresponsável?

Primeiro assuma a responsabilidade, comece saindo da zona de conforto, olhe para a vida que você tem hoje, pontue todas as situações em que não tem resultados satisfatórios e elabore um plano de ação: O que fazer para mudar isso? Como? Quando? Onde? Quais serão os ganhos? O que perde se não começar hoje?

Saindo da zona de conforto, comece a enfrentar a zona de medo, aquela crença de que não conseguirá atingir o objetivo, aqueles pensamentos negativos ou pedir opinião de outras pessoas para o seu problema e quando identificar tudo isso, faça uma limpeza, enxergando somente as possibilidades de mudança, de ir além. Se apegue em resultados positivos de outras pessoas que você conhece.

Depois desse processo de sair da zona de conforto e da zona de medo, você está na zona de aprendizagem, onde começa a controlar os seus pensamentos e mudar os padrões comportamentais, nesse estágio, desenvolve novas habilidades para atingir o seu objetivo e com isso entram na zona de superação, realizando as conquistas, sonhos e alcançando o que realmente faz sentido e importa na sua vida.

Abaixo tem As 6 Leis da autoresponsabilidade (extraído do livro: O Poder da Autoresponsabilidade – Paulo Vieira), que vale a pena aplicar na sua vida:

  1. Se é para criticar (os outros e a si mesmo) cale-se!
  2. Se é para reclamar, dê a sugestão.
  3. Se é para buscar culpados, busque a solução.
  4. Se é para se fazer de vítima, faça-se de vencedor.
  5. Se é para justificar seus erros, aprenda com eles.
  6. Se é para julgar as pessoas, julgue as suas atitudes.

Ser autoresponsável nos empodera e nos capacita a mudar e seguir em direção dos nossos objetivos.

Depois de ler esse texto, responda com sinceridade: Como estão os resultados da sua vida? Quem é o responsável por isso? Quais ações podem ser feitas para mudar esse estado atual e ter a vida que deseja?

Se você está procurando a pessoa que vai mudar a sua vida, dá uma olhadinha no espelho! (Henrique Chaia)

 

Rita Oliveira

Coach de Carreira | Recursos Humanos | Especialista em Desenvolvimento de Liderança