fbpx

A certeza da incerteza

Olá,

Vivemos em um cenário de mudanças constantes e isso gera nas pessoas uma sensação de desconforto e dúvida sobre o futuro. Os avanços tecnológicos associados e explosão da internet “arrasam” mercados em muito pouco tempo.

Vejam o exemplo do Netflix e do Spotify, mudaram os mercados de locação de filmes e também de compra de CDs para sempre. Como esses, temos diversos exemplos de mercados consolidados que praticamente acabaram ou reduziram bastante.

Concorrentes

Concorrentes que surgem a todo momento, com novas propostas, novos formatos, custos mais baixos, ganhos em escala, fazem com que negócios, até então estabilizados, se tornem obsoletos, como ocorreu com os taxistas, quando iriam imaginar que o principal concorrente deles seria um aplicativo!

Crises

Crises econômicas e políticas cada vez mais constantes, altos e baixos na economia global nos colocam inúmeras dúvidas sobre como pensamos nossas estratégias pessoais, empresariais e também de como será o nosso futuro, por quanto tempo meu conhecimento ou as soluções que minha empresa fornece estarão respondendo aos anseios dos clientes.

Nosso mercado

O mercado de cursos profissionalizantes, como qualquer outro, também nos coloca esse desafios: Crise econômica e política em nosso País, concorrência acirrada, margens reduzidas, mão-de-obra escassa, novos comportamentos e exigências dos alunos, oferta de treinamento a distância, entre outros.

 

O que fazer então para enfrentar toda essa realidade, já que essas mudanças, daqui pra frente, serão constantes e cada vez mais rápidas?

 

Não existe fórmula mágica

Poderia aqui colocar diversas fórmulas, ideias e dicas pontuais para enfrentar uma ou outra realidade, mas essas dicas estariam obsoletas rapidamente e logo precisaríamos de outras, que também ficarão obsoletas, assim que o cenário mudasse novamente, e com certeza irá mudar.

É importante ressaltar que esse cenário só é catastrófico para aquele indivíduo ou empresa que quiser ignorar as mudanças e/ou defender sua tão doce zona de conforto, pois com todas essas mudanças acontecendo e de forma tão rápida, as oportunidades também são gigantescas e exponenciais, pois podemos com mais facilidade ter acesso aos clientes, gerar feedback, testar produtos e serviços, etc.

Busque cada vez mais

Mas para aproveitar as oportunidades na era da incerteza temos que ter uma nova postura, devemos estar abertos a ouvir, aprender coisas novas, criar o hábito investigativo, adaptar-se, enxergar os espaços, se reinventar e sempre que precisar, começar de novo. Mesmo que para colocarmos tudo isso em prática seja necessário descartar conhecimentos adquiridos ao longo dos anos e estratégias que funcionaram no passado, pois os novos cenários exigirão novos conhecimentos e novas estratégias, pode ser que muita coisa que entendemos como conhecimento não nos sirva mais, mas isso não pode ser motivo de tristeza ou de desânimo, e sim de motivação para aprender sempre e nos preparar para as oportunidades que virão e para também ser um motor das mudanças.

Não ache, entenda!

Portanto, a principal atitude que devemos ter para seguir competitivos, seja como profissional ou como empresa, é primeiro entender e aceitar o cenário, não adianta ficar achando que as coisas que acontecem no mundo não irão nos afetar, de um jeito ou de outro, com certeza as mudanças nos atingem e nos atingirão sempre, cada vez mais rápido.

Então, empresas e profissionais devem aprender sempre, ousar, testar, experimentar, validar ideias, ajustar, criar uma dinâmica nova para alimentar o conhecimento e se preparar constantemente, só assim estaremos de verdade antenados e prontos para uma era que a única certeza que temos é a incerteza.

Contem sempre com a CGD para cada vez mais ser competitivo no mercado.

Abraços e uma ótima semana a todos!