fbpx

8 dicas poderosas para evitar a Inadimplência

Olá,

Estamos vivendo um momento de instabilidade econômica e principalmente política, as escolas para aumentarem o lucro e algumas, para sobreviver, investem em vendas, marketing, treinamentos para professores/instrutores, vendedores e atendentes. É preciso inovar e valorizar a parceria com a licenciadora, buscar ajuda de um consultor ou mentor profissional. Reclamar e não fazer nada, culpar a crise ou terceiros, só dificulta para encontrar soluções.

A preocupação e a necessidade em vender cada vez mais torna-se prioridade, não podendo esquecer da fidelização e manutenção dos alunos já matriculados. Diminuir despesas é preciso, mas aumentar o faturamento é o segredo.

A consequência para as escolas que esquecem da fidelização e manutenção de seus alunos é um aumento na inadimplência, por negligência da própria empresa e não por causa da crise. Dá trabalho, ganhar dinheiro dá trabalho, e ainda manter uma empresa financeiramente saudável dá muito mais trabalho.

Dicas poderosas para fazer uma matricula saudável e evitar a inadimplência no futuro.

Tenha como padrão para pagamento das mensalidades no boleto bancário. Entregue aos alunos o boleto no final de cada mês para lembrá-lo do pagamento no próximo mês. Carnê é prático, mas fica na gaveta e muitos esquecem de pagar. Lembre-se de conversar com o gerente do seu banco sobre as condições e taxas do boleto registrado e consulte outras alternativas como o site www.gerencianet.com.br e www.pagseguro.com.br.

Desconto nas mensalidades, apenas com as opções de pagamentos mensais com cartão de crédito no sistema “assinatura mensal” ou cheques pré-datados. O parcelamento no formato padrão com o cartão de crédito irá bloquear o valor total do curso na fatura (limite) do cliente podendo gerar problemas futuros. No sistema de assinatura mensal, gera a cobrança a cada mês. Se receber cheques pré-datados, consulte o seu gerente do banco sobre a custódia de cheques e evite antecipação dos valores – os juros são altos. Justifique o desconto com estas opções por não ter um funcionário mensalmente administrando os pagamentos com boleto bancário, emitindo-os e verificando os pagamentos.

Treine, oriente e mantenha os professores e instrutores motivados para surpreenderem os alunos em cada aula. Faça como as novelas da rede Globo, a cada aula termine com o “gostinho” de querer assistir (fazer) a próxima aula. Os professores e instrutores são responsáveis por mais de 70% das inadimplências e desistências, aluno que gosta da aula não desiste.

O coaching de vendas é uma ferramenta que traz resultados imediatos através de perguntas que vendem. Conheça algumas perguntas que vendem poderosas para evitar a inadimplência.

Sabemos que os bancos estão restringindo folhas de cheques, temos um limite por mês, por este motivo optar em pagar as mensalidades com cartão de crédito é uma oportunidade ou uma forma de guardar a folha de cheque para quando realmente precisar?

Sabemos que muitos alunos para ganhar um desconto estão preferindo fazer os pagamentos com a opção de cheques pré-datados ou cartão de crédito, qual a sua preferência?

A legislação brasileira autoriza cursos livres a proibirem a entrada de alunos no caso de atraso nas mensalidades e por este motivo recomendamos no contrato anual o investimento com cheques pré-datados, evitando transtornos futuros e você ainda recebe um desconto considerável. A sua preferência é vencimento dos cheques para todo dia 08 ou dia 15 de cada mês?

Percebo que o curso, para o futuro do seu filho, é muito importante. A sua preferência é alterar a data de vencimento com pró-rata para evitar pagamento de multa por atraso ou pagar com cartão de crédito e ainda ganhar o prazo até a sua fatura chegar?

O que você e só você pode fazer de diferente para continuar investindo no futuro do seu filho e evitar o cancelamento do curso?

Experimente! Pratique e surpreenda-se!

O sucesso depende de pequenas coisas sendo muito bem trabalhadas dentro de sua escola, por isso fique atento aos pequenos detalhes e tenha resultados extraordinários.

Tenha um excelente dia!

Um grande abraço,

Jaques Grinberg
Palestrante Coach