Press "Enter" to skip to content

7 regras para aumentar as matrículas com o uso do WhatsApp

Equipe de Desenvolvimento 0

Olá,

Todos os dias surgem novos aplicativos mobile e novos sites para facilitarem de alguma forma a vida das pessoas. A conectividade esta presente 24 horas por dia e sete dias por semana em nossa vida, tornando a comunicação mais simples e ágil.

Com alguns cliques é possível compartilhar os seus momentos com o mundo através das redes sociais, enviar fotos para amigos e familiares ou transmitir ao vivo uma aula ou palestra. Sim, é tudo mais simples e rápido! Então, por qual motivo perdemos o pouco tempo que tínhamos para ficar com a família e amigos? A resposta também é simples, estamos conectados com os aparelhos celulares 24 horas por dia e sete dias por semana – acabou o tempo para as conversar olhando nos olhos.

Os clientes (futuros alunos) também estão sem tempo para qualificar-se e o motivo pode ser o mesmo, estão conectados. Já sei, você está imaginando diversificar as vendas com cursos online. Parabéns! Excelente iniciativa e a CGD Sistema de Ensino já tem pronto. É só conhecer, oferecer e começar a ganhar dinheiro para quem não quer estudar com horário fixo e na sua escola.

O uso do smartphone não é para finalizar uma matricula, mas sim para relacionamento e despertar interesse no cliente em querer torna-se seu aluno – seja por texto, fotos ou vídeos. Lembre-se que os seus clientes podem ter mais de mil amigos nas redes sociais e ao mesmo tempo, estão solitários com tanto relacionamento virtual. Em resumo, estão carentes e querem atenção.

Muitos empresários da área de educação ainda não perceberam as oportunidades que perdem com a falta de uso do WhatsApp ou usam de forma incorreto e amadora para vender e fidelizar alunos.

Conheça sete regras poderosas para aumentar as vendas com o uso do WhatsApp.

1º Use o aplicativo para relacionar-se com os clientes

A venda deve ser consequência. Use o aplicativo para relacionamento. Envie mensagem de Feliz Aniversário para todos os seus alunos, ex-alunos e prospects. E ainda, se quiser tenha a data de aniversários dos responsáveis. Surpreenda-os! Outra dica é enviar informações com novidades e lançamentos que acontecem no mundo e que estão relacionado aos cursos dos alunos. Ter sucesso dá trabalho!

2º Lista de transmissão

A lista de transmissão é uma forma rápida para enviar mensagens individuais para um grupo pré selecionado. Os destinatários recebem de forma individual, mas os destinatários precisam ter o número do seu WhatsApp cadastrado na agenda de contato do celular deles para receberem a mensagem. O uso de grupos não é aconselhado para uso profissional.

3º Só envie mensagens se o conteúdo for de interesse do destinatário

Se a finalidade é relacionamento, a mensagem tem que de alguma forma parecer personalizada. Uma das dicas é criar a lista de transmissão separando os clientes por curso, faixa etária, tipos de cursos e etc. Quanto mais refinado o filtro, mais personalizado serão as mensagens e a satisfação dos seus alunos.

4º Texto profissional

Cuidado com o uso de gírias, “memes”, assuntos polêmicos, imagens e outros. O texto deve ser profissional e isso não quer dizer formal. Antes de enviar leia duas ou mais vezes e peça para um colega também ler e revisar, além de sugerir mudanças. Escreva de acordo com o perfil dos seus alunos.

5º Foco no objetivo

O objetivo principal do relacionamento via aplicativo é manter o cliente informado sempre com foco em novas possibilidades. Para alunos, podem ser oportunidades de emprego. Para ex-alunos e prospects cursos novos (lançamentos).

6º Seja um Vendedores Coach

O Vendedor Coach não vende, ajuda os clientes a comprarem. Algumas escolas por falta de conhecimento enviam mensagens com promoções do tipo “Faça a sua matrícula e ganhe 30% de desconto nas mensalidades”. O Vendedor Coach faz uma pergunta que vende para despertar no futuro o aluno o interesse em fazer a matrícula, como exemplo: “Oportunidade! Os jovens brasileiros querem desenvolver e programar jogos. Existem vagas de emprego e o salário é alto! Quer descobrir como você também pode desenvolver jogos, responda EU QUERO e descubra!” Com esta mensagem você irá despertar interesse e interação com os prospects, por exemplo. Quando eles responderem, você pode ligar e iniciar a negociação.

7º A comunicação é uma mão de duas vias – vai e volta

Esteja preparado para responder as mensagens enviadas. Tenha um profissional preparado e pronto para atender os alunos (clientes) via aplicativo. Tenha um número de WhatsApp exclusivo da empresa para atender os alunos e prospects, logo no lugar da foto e uma mensagem no recado do tipo “Posso ajudar?”.

É preciso fazer diferente para fazer a diferença! Os clientes querem ser surpreendidos.

E ainda, para aproveitar ao máximo os recursos e manter o profissionalismo, é possível usar o aplicativo no computador a partir do Web WhatsApp, um sistema de espelhamento do aplicativo. A agilidade para escrever e interagir pelo computador potencializa o profissionalismo e diminui as chances de escrever gírias, abreviações e usar emotions.

Veja alguns exemplos de mensagens poderosas para a sua escola que usa o método interativo da CGD:

1º Exemplo: Imagine um emprego novo! Pesquisam comprovam que as empresas querem profissionais qualificados e motivados. Responda EU MEREÇO para receber três vagas de emprego para contratação imediata.

2º Exemplo: Agradecemos a sua visita em nossa escola. Conversei com o nosso diretor e consegui uma condição especial só para você, consegue voltar agora? (mensagem poderosa para quando o cliente pede informações e vai embora sem comprar).

3º Exemplo: Hoje é um dia muito especial: o seu aniversário. Parabéns! Felicidades com muito conhecimento! Equipe [Nome da sua escola]

4º Exemplo: O seu aniversário está chegando e queremos conhecer os seus sonhos. Responda para fins de pesquisa qual a sua preferência de presente: curso de informática, idiomas ou profissionalizante. A sua informação é muito importante para nós.
(para esta mensagem, o ideal é ter o cadastro do responsável pelo prospect (futuro aluno) para encaminhar as informações do curso de interesse dele. Caso não tenha, quando estiver próximo a data de aniversário, o próprio aniversariante pode receber uma ou duas mensagens com informações do curso desejado).

5º Exemplo: Novidade! Temos a solução para as suas dificuldades profissionais. Responda LIGAR e entraremos em contato para uma avaliação gratuita e sem compromisso.

Importante: Observe que em todas as mensagens o foco é gerar interação com o cliente.

Pratique mensagens que vendem e surpreenda-se com os resultados!

Um grande abraço,

Jaques Grinberg
Palestrante Coach

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *