fbpx

7 passos para ter clareza de objetivos

Olá Empreendedor(a) Educacional,

Você tem clareza dos seus objetivos?

Já dizia a frase: “Se você não sabe pra onde vai, qualquer caminho serve.” (Lewis Carrol, Alice no País das Maravilhas).

Ter clareza significa saber o que se quer, com a maior quantidade de detalhes possíveis. Para ter clareza, é necessário ter uma visão de futuro, mesmo que seja para pequenas situações. Se você não tiver claramente definido, vai levar mais tempo ou nem chegará a atingir o objetivo e isso poderá gerar estresse e frustração.
Se você conseguir definir aonde quer chegar, os caminhos diminuem, pois suas ações serão direcionadas e você conseguirá atingir o objetivo mais rapidamente.

 

Se eu te convidar para jogar um jogo com muitas estratégias, que você não conhece e não te explicar as regras, quais são as chances de você ganhar? Praticamente zero!

Agora se antes de jogar, eu te explicar todas as regras, até jogar uma partida para ver como se faz, ficará mais fácil, não é mesmo?

Teve diferença nas situações? Sim!

O mesmo acontece com aquilo que queremos para nossas vidas, seja no âmbito pessoal ou profissional. Portanto, quanto maior for sua clareza em relação aos seus objetivos, mais determinado e comprometido você vai se sentir. Com isso terá maiores chances de ser bem sucedido e de não se arrepender do tempo que perdeu fazendo coisas sem significado.

Para facilitar o entendimento, vou citar sete passos para definir um objetivo com clareza:

1º Entenda seu estado atual

Qual é o seu estado atual? Você está feliz com a sua vida pessoal e profissional? Qual área de sua vida precisa de intervenção? O que tem de positivo? O que tem de negativo?

O importante nesse momento é conseguir identificar qual situação não está te fazendo feliz.


2º Defina o estado desejado

O que você quer fazer daqui um ano para ter a vida que deseja? E daqui 5 anos?

Defina exatamente o objetivo no positivo, procure criar uma representação mental e com o máximo de informações contendo imagens, pessoas envolvidas, sons e sentimentos. Anote tudo que vier à cabeça.


3º Esse objetivo depende somente de você?

Lembre-se o objetivo é seu! Não é possível formular metas para outras pessoas. Elas podem até participar do seu sonho, mas é você quem tem que fazer acontecer.


4º Previsão das consequências

Está de acordo com seus valores? Pode prejudicar alguém?

Essas questões impedem que você conquiste algo que vai lhe dar mais aborrecimentos do que satisfação.


5º Faça um plano de ação

Detalhe o que quer e como fazer para conseguir, uma dica é utilizar a ferramenta administrativa 5W2H, que é uma ferramenta de plano de ação, a seguir.

Fizemos um vídeo falando dessa ferramenta, se quiser saber mais, acessehttps://goo.gl/19wFU7

6º Faça checagem constante

Estime uma data e verifique se está indo em direção ao estado desejado, analisando o Planejado X Realizado, caso não esteja, mude as ações, mas persista no seu objetivo!

“A maior manifestação de insanidade é desejar obter resultados diferentes agindo da maneira que sempre agiu”. (Albert Einsten)

 

7º Vida em equilíbrio

Verifique tudo aquilo que esteja fora do equilíbrio e trace outros planos de ação, pois você não é o profissional que só trabalha, o pai ou mãe que só fica com o filho, o marido que só se dedica a esposa e nem somente o corpo físico. Para que atinja o objetivo, precisa estar com a vida equilibrada.

 

Assuma o seu papel de protagonista e seja o Autor da sua história, pois o momento de agir é agora! Não espere melhores condições, simplesmente faça acontecer! Existe maior motivação do que estar feliz e satisfeito?

Permita-se ser uma pessoa de sucesso!

Gratidão,

Rita Oliveira
Coach de Carreira / Profissional de RH